Cultura
Bibliotecas: terror na sexta, 13
Ao longo dos anos, muitas superstições e obras da cultura pop alimentaram o mito em torno da sexta-feira 13. Com origem geralmente atribuída à teologia cristã, a data ganhou fama de trazer mau agouro. Nada mais propício, então, do que uma sessão de um bom filme de terror ou suspense. Tendo isso em vista, três bibliotecas públicas exibem, nessa data, aterrorizantes clássicos do cinema.
O destaque fica por conta do filme “O Bebê de Rosemary”, de Roman Polanski. O diretor polonês constrói uma atmosfera apreensiva em torno da relação de Rosemary (Mia Farrow) com seus vizinhos, levando o público a crer que um suposto delírio da personagem possa ser muito real. O longa-metragem é exibido às 17h, na Biblioteca Viriato Corrêa, logo após a sessão de “Poltergeist – O Fenômeno”, de Tobe Hooper, que acontece às 15h.
A Biblioteca Roberto Santos exibe, às 19h, o clássico “O Exorcista”, de William Friedkin. Lançado em 1973, o longa-metragem foi um grande sucesso de público e garantiu à atriz estreante Linda Blair uma indicação ao Oscar. A história, sobre uma menina de 12 anos que é possuída por um demônio, é baseada em um livro de mesmo nome escrito por William Peter Blatty, publicado dois anos antes do lançamento do filme. O autor, por sua vez, se inspirou em dois supostos casos de exorcismo, que teriam acontecido nos Estados Unidos em 1949.
Jack Nicholson vive um escritor que se muda com a família para um hotel, isolado pelo inverno, em “O Iluminado”, exibido às 16h, na Viriato Corrêa. O diretor Stanley Kubrick repetiu todas as tomadas exaustivamente, em busca do melhor resultado. Algumas cenas chegaram a ser repetidas mais de 120 vezes. Baseado no livro de Stephen King, o autor desaprovou a adaptação de Kubrick, que fugiu demais da obra original. Entretanto, tornou-se um filme cultuado pelos fãs do gênero.
• BP Viriato Corrêa. R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Tel. 5573-4017 e 5574-0389
• BP Roberto Santos. R. Cisplatina, 505, Ipiranga. Tel. 2273-2390 e 2063-0901