Siga-nos

Saúde

Bebês com comorbidades já podem se vacinar contra Covid

Publicado

em

Para crianças com comorbidades, entre 6 meses e 1 ano, 11 meses e 29 dias a vacina está disponível. Bebês sem comorbidades podem ser cadastrados na “xepinha”

Começou na quinta, 17 de novembro, a vacinação contra a Covid-19 de crianças na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades – imunossuprimidos e com deficiência permanente – além de indígenas.

Esses grupos receberão a chamada Pfizer Baby (tampa de cor vinho), que é a única vacina autorizada atualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

A capital recebeu 34.840 doses da vacina Pfizer pediátrica.  A distribuição para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede do município aconteceu quarta-feira (16). O esquema vacinal será de três doses. A segunda dose deve ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. A terceira pode ser aplicada oito semanas (56 dias) após a segunda dose.

Os responsáveis pelas crianças devem apresentar, nessa primeira fase da vacinação, comprovantes de condição de risco, ou seja, receitas, relatórios ou outros documentos que atestem as comorbidades ou as outras condições previstas. Tais documentos devem conter, além da identificação da criança, carimbo do médico com CRM, e estar dentro da validade de dois anos de emissão.

Segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) deste ano, o município de São Paulo tem 367.439 crianças nessa faixa etária (público geral). A Pfizer Baby contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para esse público, segundo o Ministério da Saúde.

“A cidade de São Paulo está cada vez mais próxima de ter toda a população vacinada. É um importante avanço na prevenção e no controle da Covid-19 na capital”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Xepinha

O número de doses recebido pelos municípios do Ministério da Saúde é, ao menos por enquanto, insuficiente, portanto, para atender todo o público dessa faixa etária.

Ao mesmo tempo, há um outro problema: doses podem ser perdidas já que cada frasco tem dez doses e, caso um posto de saúde abre um deles e só uma criança apareça na data as outras nove doses podem ser perdidas.  Por isso, a Prefeitura vem cadastrando, desde quarta, 16, pais de crianças nessa faixa etária mas que não fazem parte dos grupos prioritários., ou seja, de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, sem comorbidades.  Assim, as doses remanescentes já têm o destino certo.

A vacinação ocorrerá nas UBSs, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, nas UBSs integradas, das 7h às 19h. Caso existam doses remanescentes da vacina próximo ao final das atividades de cada dia nas unidades, as demais crianças dessa faixa etária podem tomar o imunizante, desde que sejam moradoras da região (deve ser apresentado comprovante de endereço para inscrição prévia).

Multivacinação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), AMAs/UBSs Integradas e megapostos da capital seguem realizando a imunização da população em todas as faixas etárias, em campanhas contra a Covid-19, a poliomielite e influenza, além da multivacinação, que cobre todo o Calendário Nacional de Vacinação.

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade, enquanto a terceira dose adicional (DA3) pode ser recebida por pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos.

As UBSs e AMAs/UBSs Integradas realizam também a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses.

Acesse: vacinasampa.prefeitura.sp.gov.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados