Siga-nos

Carnaval 2023

Barroca Zona Sul homenageia Guaicurus

Publicado

em

Esse ano, a Barroca ZonaSul, escola de samba com origem na Vila Mariana e Jabaquara, vai levar ao sambódromo do Anhembi.

No Carnaval SP 2023, a Barroca Zona Sul vai apresentar na avenida o enredo “Guaicurus”.

“Guaicurus” vai contar a história da tribo indígena homônima no Pantanal brasileiro. Historicamente, os guaicurus habitaram os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e a região do Chaco paraguaio. Se aperfeiçoaram na caça e na cavalgada, se apropriando dos artefatos dos colonizadores para aterrorizá-los. O espírito guerreiro é a marca deste povo indígena. Veja a logo oficial do enredo:

A Barroca Zona Sul será a 3ª escola a desfilar pelo grupo Especial nessa sexta-feira de Carnaval, 17 de fevereiro.

Desfiles no sambódromo

A última demão de tinta na pista encerrará os ajustes na infraestrutura do sambódromo paulistano para os destiles das escolas de samba do Grupo Especial. As apresentações serão na sexta-feira (17) e no sábado (18), quando as 14 maiores agremiações disputarão o título de 2023. No domingo (19), outras oito escolas tentarão ascender, sendo que quatro já foram campeãs do Especial.

Para que tudo esteja de acordo, entre obras e mão de obra, a Prefeitura, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), investiu R$ 1,3 milhão. As principais intervenções foram a revisão de todo o sistema de iluminação da pista, concentração e dispersão – incluindo a subestações de energia, a recuperação da pista de desfile, a pintura das arquibancadas e a poda das árvores do entorno.

O público no Sambódromo pode chegar 35 mil pessoas por dia, com público total previsto de 130 mil foliões durante todo o Carnaval. Segundo o Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, a previsão do impacto econômico geral da festa no Sambódromo é de R$ 254 milhões.

Histórico

O sambódromo paulistano é composto por três áreas internas: concentração, com 23 mil metros quadrados, a dispersão, com 14 mil, e a pista, batizada de Passarela Adoniran Barbosa, que tem 530 metros de comprimento por 14 de largura. Como apoio e para contribuir com a qualidade do espetáculo, um terreno, ao lado da dispersão, na Av. Olavo Fontoura, é utilizado para o estacionamento dos carros alegóricos antes e depois dos desfiles. A capacidade de público varia de 30 mil a 35 mil pessoas, a depender das montagens especiais, como camarotes. Além do carnaval e shows, este ano o espaço receberá a inédita corrida internacional de Fórmula E, em 25 de março.

Este será o primeiro ano no qual as 14 escolas de samba puderam fazer o carnaval utilizando a estrutura completa da Fábrica do Samba. O complexo, com barracões idênticos, foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes em 25 de março do ano passado e fica a apenas um quilômetro do sambódromo.

Este será o primeiro ano no qual as 14 escolas de samba puderam fazer o carnaval utilizando a estrutura completa da Fábrica do Samba. O complexo, com barracões idênticos, foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes em 25 de março do ano passado e fica a apenas um quilômetro do sambódromo.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados