Siga-nos

Cultura

Bailarina apresenta espetáculo gratuito na Vila Clementino

Publicado

em

A bailarina e coreógrafa Morena Nascimento conheceu o trabalho do músico Benjamim Taubkin em 2002, durante uma edição do evento Mercado Cultural da Bahia, do qual o pianista é curador até hoje, e ficou impressionada com o que viu. “O que mais me chamou a atenção foi a liberdade que ele tem de se relacionar com músicas feitas em diversas partes do mundo”, conta a dançarina. Alguns anos depois, em 2010, Morena e Taubkin se reuniram para criar o espetáculo “Um Diálogo Entre Dança e Música”, que é apresentado gratuitamente entre hoje, 28, e, domingo, 31 de maio, no Teatro João Caetano.
A coreografia explora a relação entre a música e a dança com simplicidade. “O maior desafio foi justamente não criar alicerce ou conceito nenhum para ser trabalhado”, conta Morena. “Queríamos fazer o som encontrar com a dança e isso já era suficiente para nós”, diz. O ponto de partida para a criação do espetáculo também foi simples: um diálogo em que cada um foi se revelando para o outro, como se estivessem se conhecendo. “No fim, o que sintetizamos foi um encontro puro da minha dança com a música dele e isso, de alguma forma, despertou a música dentro de mim e o olhar dele para o gesto”, explica a coreógrafa.
Morena revela que o espetáculo reforçou nela a convicção de que apenas a música já é um estímulo suficiente para criar uma coreografia. “Passei a confiar ainda mais no poder da música”. Com o início da parceria com Taubkin, a bailarina adquiriu um pouco da tranqüilidade com que o músico lida com a presença no palco. “Nas apresentações com o Benjamim, eu me sinto mais à vontade para me expor e para compartilhar nosso trabalho com o público, na medida em que fui entendendo que havia uma cumplicidade grande entre a gente”, analisa.
Morena Nascimento recebeu, pela Funarte, o prêmio Klauss Vianna de Dança em 2010 e integrou, no período de 2007 a 2009, a companhia de dança alemã Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, uma das mais reconhecidas do mundo, onde segue como artista convidada. Já Benjamim Taubkin foi diretor de cerca de 500 concertos e é fundador da Casa Núcleo, em São Paulo. A
Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino (estação Santa Cruz). Tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dias 28 e 29, 21h. Dia 31, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes).

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados