Trânsito
Avenida Indianópolis: acidente com ônibus deixa onze feridos
Quinta-feira, dia 25, 6h. Um ônibus e uma van colidem no cruzamento da Alameda dos Nhambiquaras com a Avenida Indianópolis, na divisa entre o Planalto Paulista e Moema. Onze pessoas ficaram feridas, nenhuma em estado grave, mas foram encaminhadas aos Hospitais São Paulo, Jabaquara e outros.
Atingido pela árvore, o ônibus atingiu uma seringueira e teve sua carenagem arrancada. A imagem do veículo destruído impressionou que passava pelo local. Sete viaturas do Corpo de Bombeiros participaram do resgate e a Companhia de Engenharia de Tráfego precisou bloquear duas faixas da Alameda dos Nhambiquaras, complicando o trânsito local.
O ônibus, que é parte da frota do Consórcio Via Sul, fazia a linha Terminal Santo Amaro – Ipiranga (475C).
Seringueiras
A carenagem arrancada do ônibus impressiona e dá a impressão de que o acidente poderia ter sido pior e gerado vítimas mais graves. E aponta para um problema antigo daquela região, já apontado pelo jornal São Paulo Zona Sul: as raízes e caule das árvores do tipo Ficus elastica (a falsa seringueira) invadem as pistas de avenidas como a Indianópolis. Também na região do Jabaquara o problema é sentido na igualmente movimentada Avenida Pedro Bueno.
Não dá para dizer que a árvore tenha causado o acidente desta semana, mas a crescente invasão dos troncos e raízes pode se agravar no futuro.