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Urbanismo

Avenida 23 de Maio vai ganhar mural com 15 mil m2 de grafites

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A Prefeitura promete uma verdadeira revolução para o principal corredor viário da região e também pista usada por muitos moradores para trabalhar, estudar ou buscar lazer e diversão em outros bairros. O corredor Norte-Sul, formado pela Avenida 23 de Maio, Washington Luis e Moreira Guimarães em seu trecho sul, já ganhou faixa exclusiva de ônibus, mas tem prometido um corredor de ônibus – que ainda não foi licitado – e um visual grafitado inovador.
Ao longo de toda a via, cerca de 70 muros vão ganhar intervenções feitas por artistas de rua. Os grafittes já começaram a ser produzidos e transformação o aspecto visual da via desde a passarela Ciccillo Matarazzo até o Terminal Bandeira, já no centro.
Mais de 200 artistas foram convidados pela Secretaria Municipal de Cultura e o resultado será de 15 mil metros quadrados de murais, que devem estar concluídos no início de fevereiro próximo. A pista se tornará, então, um dos maiores corredores de grafite da América Latina, superando o mural da Copa do Mundo, também localizado na cidade, só que na Zona Leste, nas proximidades do estádio, em Itaquera.
O grafite nos muros da Linha-1 Vermelha do Metrô, no caminho da Arena Corinthians, contava com menos de 10 mil metros quadrados e quatro quilômetros de extensão. O projeto da 23 de maio atingirá de 5,4 quilômetros de extensão de muros em 15 mil metros quadrados.
A Prefeitura vai participar com material para produção de grafite e na seguran;ca dos artistas, que contarão com apoio da Guarda Civil Metropolitana. Também será feita a limpeza dos muros, ampliação da iluminação e corte de grama em parceria com a Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria Municipal de Serviços. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dará apoio na organização do trânsito durante o trabalho.
“Esse tipo de arte existe no mundo inteiro, mas aqui em São Paulo, é um dos mais desenvolvidos, porque foi assimilada pela paisagem urbana. Essa arte tem a função de dialogar, colorindo o cinzento da cidade, substituindo muros frios e que dividem por muros artísticas que melhoram o padrão e humanizam a cidade”, afirmou Juca Ferreira. “A ideia é de trazer a arte para a rua, humanizar a cidade e democratizar o acesso a arte”, afirmou.
“Estamos contentes com essa porta aberta, temos muita coisa para fazer e a 23 de maio é só o começo. Vamos apresentar projetos para as quebradas, a periferia e outros espaços públicos ociosos, que estão sujos e feios. A arte urbana tem custo benefício de retorno bem positivo. É barato e dá um resultado bom para a cidade”, afirmou um dos precursores do grafite na cidade, Rui Amaral.
Corredor de ônibus
A Prefeitura já abriu uma licitação de ônibus para também construir corredores de ônibus na cidade, mas a 23 de Maio não está priorizada neste primeiro lote. De acordo com reportagem publicada em setembro pelo jornal Folha de S.Paulo, a Prefeitura já estaria cumprindo a meta de implantação de corredores com os 150 quilômetros em licitação, todos localizados na região leste da cidade. Mas, a Secretaria de Transportes alega não ter desistido do corredor 23 de Maio.
Por enquanto, entretanto, a Prefeitura afirma que a faixa exclusiva já representam um grande avanço, não apenas pela prioridade ao transporte coletivo e criação de uma cultura sustentável na cidade. Também porque tem retirado da cidade cerca de duas toneladas de dióxido de carbono diários da atmosfera. “Só pela diminuição da queima de diesel em único corredor, que tem em torno de 25 quilômetros. O ganho ambiental é enorme”, declarou o prefeito Fernando Haddad.

 

O artista Eduardo Kobra já deixou sua marca no corredor, que agora será todo grafitado

 

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