Coronavírus
Aumento de casos de covid no Estado faz Governo estender quarentena
“Houve um aumento de 18% no número de internados, tanto na rede pública quanto no sistema privado”. A frase foi dita na segunda, 16, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, por Jean Gorinchteyn, Secretário da Saúde do Estado de São Paulo.
O aumento do número de casos de Coronavírus no Estado de São Paulo fez com que o Governo decidisse não anunciar nenhuma reclassificação no Plano São Paulo. Havia a expectativa de que as regiões atualmente na fase amarela evoluíssem para a verde.
Assim, a quarentena irá até 11 de dezembro e nenhuma região vai evoluir para a fase verde. A capital, que está na fase verde, não vai evoluir para a fase azul ainda esse ano.
Segundo o secretário, no entanto, esse aumento ocorre em comparação à semana epidemiológica 45, quando os dados foram os menores do Plano São Paulo. Mas, em suas palavras, “Por precaução e responsabilidade, o Governo do Estado optou por não realizar a reclassificação”.
A especulação é de que a classe média e a classe alta relaxou nas medidas de prevenção, participando de festas e eventos, além de se expor mais nas ruas, o que explicaria o aumento da procura por hospitais particulares.
O Jornal da USP, em matéria assinada por Luiza Caires, com colaboração de Beatriz Azevedo, fez um levantamento sobre o aumento dos casos e publicou relatos que mostram que as UTIs dos hospitais particulares da capital paulista estão com movimento intenso de pacientes com sintomas e internações por Covid: