Siga-nos

Urbanismo

Audiência dia 6/12 discute entorno do santuário São Judas

Publicado

em

São 2 milhões de visitantes por ano só no Santuário de São Judas Tadeu – desde que foi fundada, na década de 1940, a igreja vem atraindo milhares de fiéis e é considerada por historiadores um dos fatores de povoamento do entorno. Agora, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), vai debater um projeto para o entorno do santuário, tendo em vista essa imensa movimentação, com foco na Alameda dos Guaiós.

Por isso, na próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro, vai acontecer uma audiência pública para discutir propostas que já foram apresentadas pela internet para aquela região. Os representantes da prefeitura vão apresentar uma análise sobre as melhorias para a região sugeridas pela sociedade através de consulta pública on-line no Participe+. Por meio da plataforma, entre os dias 26 de outubro e 14 de novembro deste ano, os munícipes responderam um questionário para avaliar a situação da via pública com relação a diversos pontos, como iluminação, acessibilidade e segurança.

Além disso, o objetivo com a audiência pública será consultar a população sobre a elaboração de um edital de chamamento público que selecione uma instituição parceira para viabilizar a requalificação da Alameda dos Guaiós, no trecho entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba, entorno da Paróquia São Judas Tadeu.

Alameda dos Guaiós

A Alameda dos Guaiós está localizada no bairro da Saúde, na Subprefeitura Vila Mariana. A via é paralela à Avenida Jabaquara, além de ser próxima à Avenida Dos Bandeirantes e à Avenida Affonso D’Escragnolle Taunay.

A via e o entorno possuem boa infraestrutura de mobilidade: há diversos pontos de ônibus, sobretudo na Avenida Jabaquara; malha cicloviária significativa e fácil conexão à estação de metrô São Judas, seja por bicicleta ou a pé. No entanto, desperta atenção a segurança viária, principalmente para crianças e idosos, com registro de acidentes e atropelamentos.

Objeto de discussão pública, o trecho da Alameda dos Guaiós entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba concentra espaços importantes, como o Santuário São Judas Tadeu, que recebe grande quantidade de visitantes (com relevante presença de idosos) durante todo o ano, e o Instituto Meninos de São Judas Tadeu, que abriga equipamentos públicos para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como o SAICA São Judas Tadeu e o CCA Padre Gregório Westrupp.
Santuário São Judas Tadeu

A Paróquia São Judas Tadeu foi estabelecida em 25 de janeiro de 1940. Inicialmente, ela funcionava numa pequena casa na Avenida Felício Fagundes, que foi transformada em capela. Devido à grande demanda da comunidade, em janeiro de 1963 teve início a construção da nova igreja. Em 18 de novembro de 1997, foi publicado o decreto que tornou a Paróquia São Judas Tadeu um Santuário.

O equipamento atrai, aproximadamente, 1.890.000 visitantes por ano. Sábados, domingos e feriados são os dias de maior movimento. A data que reúne o maior número de visitantes é 28 de outubro – celebração do Dia de São Judas Tadeu – quando o Santuário recebe cerca de 270 mil visitantes.

O equipamento desempenha um papel ativo em ações sociais, como apoio a comunidades carentes, programas educacionais e projetos de assistência a crianças e adolescentes.

Serviço

Audiência Pública sobre “Repensando Espaços Públicos – Alameda dos Guaiós” – Data: 06/12 – Horário: 19h . Local: Universidade São Judas – Unidade Jabaquara End.: Avenida Jabaquara nº 1.870 – Saúde

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados