Siga-nos

Ecourbis

Atenção para o destino de materiais especiais

Publicado

em

Fez uma poda ou manutenção no jardim de casa? Alguma pequena reforma que gerou sobras de material de construção? Está com um móvel quebrado ou quantidade excessiva de material reciclável depois de uma reorganização doméstica?

Em todas essas situações, é possível encaminhar os resíduos gerados por meio da coleta tradicional de lixo, desde que bem acondicionados e no limite de 50kg. Nesse caso, uma boa dica é comprar um saco de rafia em lojas de material de construção.

Mas, a melhor alternativa é levar essas grandes quantidades de material a ecopontos. Existem 126 deles espalhados pela cidade, que funcionam diariamente: de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. O descarte ali é gratuito, mas limitado a um metro cúbico diário.

No início de março, a região da subprefeitura de Vila Mariana ganhou mais um deles, sob o viaduto Onze de Junho, na divisa entre Saúde e Moema. Como nos demais, há ali diferentes caçambas para cada tipo de material.

Vale lembrar que o descarte irregular de qualquer tipo de lixo em vias públicas é crime ambiental, sujeito a uma multa de R$ 25 mil. E mesmo que entregue esse material a carroceiros, ainda assim a responsabilidade por um eventual descarte em via pública continuará sendo de quem gerou esses resíduos.

Outros materiais

Mas, há alguns materiais que não devem ser descartados nem nos ecopontos e nem no lixo comum ou encaminhados à coleta seletiva.

A cidade também dispõe de pontos de coleta para entrega de outros materiais (óleo de cozinha, pilhas, raio-X, remédios, dentre outros) que devem ter destino diferente.

O lixo eletrônico (ou seja, tudo aquilo que usa pilhas, baterias ou que é ligado/carregado na tomada) deve ser retornado aos fabricantes, geralmente nos próprios pontos de venda no varejo. O mesmo vale para lâmpadas e até para os remédios e cartelas de medicamentos, que podem ser descartados nas farmácias.

O movimento Recicla Sampa, iniciativa das concessionárias de coleta de resíduos domiciliares e de saúde da capital paulista, com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, mantém uma plataforma online que indica endereços em toda a cidade, conforme o tipo de material.

Basta acessar o site, digitar seu CEP e buscar na listagem o tipo de material que se deseja descartar. A plataforma vai indicar um endereço próximo onde se pode levar aquele item.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados