Siga-nos

Educação

Associação promove trabalho social através do esporte e das artes

Publicado

em

Há quase 20 anos, o Colégio Renovação adquiriu um terreno até então abandonado, no Jardim da Saúde. Começou a implantar ali um ginásio poliesportivo bem estruturado e com ampla área livre. Em pouco tempo, a ideia de desenvolver um trabalho de incentivo à prática esportiva e cultural com os próprios alunos ganhou novos contornos. “Decidimos abrir um projeto para a comunidade vizinha, carente e sem recursos”, relembra Sueli Conte, diretora e fundadora da escola.
O Renovação é conhecido pelo incentivo aos esportes como modo de estimular não apenas a saúde física, mas também pela interação, sociabilização e desenvolvimento cognitivo de seus alunos. Difundir a prática na vizinhança e ainda implantar um projeto social fazia ainda mais sentido.
Foi assim que em 27 de maio de 1997, surgiu Associação Cultural Educacional Renovação. “O objetivo era quebrar resistências. A vizinhança poderia estranhar a presença de uma escola particular, tradicional e de grande porte, mas nossa postura de total acolhimento e estímulo à convivência trouxe mais do que aceitação, trouxe resultados”, resume a diretora.
Atualmente, o Renovação oferece gratuitamente aulas de futebol de salão em todas as categorias, balé clássico e moderno (jazz), além de centro de música. “Por anos tivemos uma banda marcial premiada. Evoluímos e hoje temos uma orquestra, grupo de flautas e coral”, conta a diretora Sueli. Além de contratar os professores e oferecer o ginásio e toda a infraestrutura física, o Colégio Renovação ainda garante uniforme, lanches. “Há um custo alto de manutenção, mas o resultado vale a pena”.
Quem acompanha o projeto desde o início confirma a história. Thiago Rodrigues Honório Carlos, de 25 anos, é hoje o professor contratado para comandar as turmas de futsal. Mas, já esteve do outro lado dos muros. “Eu passava em frente e ficava impressionado com aquela estrutura, o ginásio poliesportivo”, conta o profissional. Ele morava ao lado e estudava em escola pública. Foi convidado a integrar as aulas de futsal, que mudariam sua vida. “Eu adorava o estilo e a disciplina do curso, que frequentei por quatro anos. Desenvolveu em mim outra visão. Saí dali e com grande esforço conquistei boas notas no Enem e pude cursar a faculdade de Educação Física”, relembra Thiago.
Em pouco tempo, ele estaria de volta à Associação, mas como estagiário, repassando seu conhecimento para outras crianças. Em 2008, Thiago se formou e logo depois foi contratado pelo Colégio – hoje é o professor titular do curso de futsal e vê outros trilharem caminhos semelhantes:
Filipe Renato Ferreira de Sales, que é o atual estagiário da Associação, também já foi aluno do curso de futsal.
Balé
As belas histórias se repetem no grupo de balé. Há onze anos trabalhando no Colégio Renovação, a coordenadora da Associação, Bianca de Albuquerque Luciano Sanner, está há 10 assistindo à evolução de jovens que integram o projeto. “Acompanhamos estas crianças, ligamos para saber o motivo das faltas, avaliamos os resultados de boletins e presença na escola. Exigimos seriedade e atuamos com seriedade. Tudo isso faz despertar um interesse a mais e o que eles aprendem aqui pode até se tornar um caminho profissional”, relata. Como exemplo, ela cita a aluna Tábata Geovana Aparecida Fiuza Freitas, que participou do projeto desde o primeiro ano como aluna, transformou-se em estagiária e hoje é professora contratada pela Associação.
A professora confessa que se emociona em lembrar de resultados como este. “A alegria em participar de festivais de dança, a descoberta de uma profissão, tudo está relacionado com o desenvolvimento integral do ser humano. É nisso que acreditamos”, resume. “Esportes, dança, música são ferramentas para o desenvolvimento de uma sociedade”, acredita Sueli Conte.
O Associação do Colégio Renovação fica na Rua Bento de Faria, 129 – Jardim da Saúde. Telefone: 5073-5231. Telefone: 5077-4183. Outras informações pelo site www.renovacao.com.br.

 

No Jardim da Saúde, um projeto social da Associação do Colégio Renovação garante aulas gratuitas de futebol de salão e balé para crianças e jovens de comunidade vizinha

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados