Siga-nos

Política

Assembleia Legislativa promove audiências para debater Ditadura

Publicado

em

Em uma fase de tensões e protestos como a que estamos vivendo, discutir a importância da democracia e da liberdade de expressão ganham importância redobrada.

Na região, é possível acompanhar de perto alguns dos relatos do que aconteceu durante a Ditadura Militar mais longa da América Latina.

Só neste mês de junho, já foram cinco audiência públicas e hoje, dia 21, ocorre mais uma. Das 14h às 18h, o auditório Teotônio Vilela promove uma Audiência Pública da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, com psicólogos que trabalharam naquela fase, para oitiva de depoimentos. A agenda é divulgada paulatinamente e ainda não há outro evento marcado. A consulta pode ser feita no site da Assembleia: www.al.sp.gov.br – no link Comissão da Verdade Rubens Paiva.

Na Alesp, a Comissão da Verdade  é composta por dez deputados estaduais, sendo cinco membros efetivos e cinco membros substitutos. São titulares da Comissão os deputados Adriano Diogo (PT), André Soares (DEM), Ed Thomas (PSB), Marco Zerbini (PSDB) e Ulysses Tassinari (PV). Já os suplentes são Estevam Galvão (DEM), João Paulo Rillo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Orlando Bolçone (PSB) e Regina Gonçalves (PV). A Presidência da Comissão é exercida pelo deputado Adriano Diogo (PT).

A principal finalidade é “efetivar, em colaboração com a Comissão Nacional da Verdade, o direito à memória e à verdade histórica e promover a consolidação do Estado de Direito Democrático, em relação às graves violações de direitos humanos ocorridas no território do Estado de São Paulo ou praticadas por agentes públicos estaduais.

Entre os crimes investigados, estão aqueles que teriam ocorrido no prédio do Doi Codi na Vila Mariana, aos fundos de onde hoje funciona a 36a Delegacia, na Rua Tutóia.

Ao final dos trabalhos, previstos para dezembro de 2014, a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” deverá apresentar relatório circunstanciado do seu trabalho e dos resultados obtidos, para ampla divulgação na sociedade.

Como se trata de audiências públicas, a participação é aberta e livre para qualquer interessado. A Assembleia fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – em frente ao Parque do Ibirapuera. Informações ou Consultas sobre a Comissão da Verdade na internet ou pelo telefone 3886-6227/6228 ou pelo email comissaodaverdadesp@al.sp.gov.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados