Jornal São Paulo Zona Sul

Árvore do Ibirapuera e fonte foram inauguradas no sábado, 30

Desde sábado, o clima natalino invade de vez a cidade, novamente. O tempo passa rápido e o ano está acabando, mas na região do Ibirapuera é preciso ter uma certa paciência para conferir a decoração e os efeitos luminosos que vão banhar o parque ao longo das próximas semanas. Ou mesmo para simplesmente trafegar pela região.

A Árvore de Natal e a Fonte Luminosa, já tradicionais atrações da cidade foram inauguradas no período noturno. Novamente, a árvore foi posicionada não na praça central da Avenida Pedro Álvares Cabral, mas sim ao lado do Lago do Ibirapuera, junto uma das entradas do parque.

Parceria da Prefeitura com a Iniciativa privada, a Árvore de Natal esse ano terá uma importante novidade. a árvore não terá lâmpadas. Envolvida por 21 laços forrados por veludo, a árvore gigantesca terá agora efeitos luminotécnicos projetados a partir de três pontos distintos do parque, provocando diversas nuances, enquanto “lavam” sua superfície.

Com 13,30 metros de diâmetro, a árvore tem 42 m de altura, no total. A estrela no seu topo tem 7 metros de altura. O equipamento é complementado pelas caravanas que integram o projeto Natalino da Coca-Cola, parceira da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As caravanas iluminadas são compostas por oito caminhões com 13 metros de comprimento, decorados com cerca de 3.700 garrafas PET de diferentes tamanhos que são iluminadas por mangueiras de LED.

A caravana visitará o local (na entrada do portão 10 do Ibirapuera) nos fins de semana, entre as 21h e 22h. A árvore permanecerá no parque até 6 de janeiro.

Fonte luminosa

O espetáculo da fonte luminosa repete o sucesso dos anos anteriores, mesclando o jogo de imagens sobre a cortina criada a partir da “dança” das águas, em sintonia com uma trilha sonora especial. Esse e um jogo cenográfico que, se é previsível, ainda assim impressiona: o acendimento de todas as árvores ao redor do lago, por meio de lâmpadas de LED.

O diferencial deste ano será a introdução de uma área reservada aos deficientes físicos, com audiodescrição e tradução na linguagem de libras.

A estrutura da fonte foi montada entre 29 de outubro e 26 de novembro, para que pudesse ser apresentada ao público na mesma data de inauguração da Árvore de Natal, no sábado (30 de novembro). Já a desmontagem acontece ao longo de janeiro de 2020. Os espetáculos têm duração de vinte minutos e serão apresentados até o dia 6 de janeiro, diariamente, em três horários: 20h, 20h30 e 21h.

A fonte foi revitalizada pela Elo Cartões em 2017 e, desde então, tem reiterado sua parceria para dar beleza e movimento aos 60 mil litros de água por minuto que compõem as coreografias. É sobre a cortina de água formada pelas torres que lançam até 24 jatos verticais que são exibidas as imagens, dando um efeito futurista ao projeto.

SERVIÇO

– Fonte Elo Ibirapuera.
Apresentações de Natal: diariamente, em três sessões: às 20h, 20h30 e 21h. Modo Ornamental: a fonte funciona em modo ornamental todos os dias, de 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 09h às 12h e das 14h às 18h.. Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n

– Árvore de Natal
Exibição: de 01/12/2019 a 06/01/2020.

– Caravana:
Aos sábados e domingos, às 20h, em frente à árvore. Coral Natalino Datas: dias 30/11, 07/12 e 14/12 Horário: 20h Duração: 20 minutos cada espetáculo. Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº

1 comentário