Siga-nos

Meio ambiente

Artesanato brasileiro ganha destaque durante a Copa

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Grandes eventos internacionais estimulam turismo e, com ele, o comércio local. O ideal, entretanto, é estimular o pequeno comerciante, o artesanato, apostar em artigos de produção sustentável e sem agressões ao meio ambiente. Além de favorecer a economia do ponto turístico visitado, a aquisição de itens feitos na região representa menor demanda de energia para transporte. Na Copa do Mundo, um dos objetivos tem sido o de valorizar o artesanato e artigos que valorizem a natureza brasileira.
Em São Paulo, foi lançada durante as feiras “Bio Brazil Fair” e “Natural Tech”, no Pavilhão do Ibirapuera, uma coleção completa de itens assim. Eram bolsas em couro de peixe, roupas com renda renascença, acessórios em cores vivas e matérias-primas dos biomas brasileiros, todas elas peças que preservam a cultura regional e os saberes tradicionais, do projeto “Talentos do Brasil. Havia ainda produtos como biocafé, conservas, geleias, doces, castanhas de caju e do Brasil, mel, guaraná, açúcar mascavo, frutas in natura, sucos e vinhos estarão disponíveis para venda direta e para rodada de negócios.
A necessidade de matérias-primas e insumos orgânicos por parte de consumidores mais conscientes e exigentes, aliada ao comprometimento ambiental da sociedade, contribui para ampliar o mercado de orgânico.
As 130 peças foram inspiradas na Copa e nos elementos que simbolizam o esporte – uniformes, bola, rede, cores da torcida e das bandeiras, formas de enfeitar as ruas e comemorações. As peças representam a cultura brasileira e foram confeccionadas por agricultoras familiares, dentro do conceito de moda sustentável.
Da criação à produção, foram seis meses de trabalho, em que as artesãs participaram de oficinas de design, que compõem diversas etapas, desde a elaboração de produtos até a formação de preços.
Os grupos produtivos recebem consultoria especializada em promoção comercial que visa atender o mercado atacadista, lojista e o consumidor direto. No total, os grupos possuem um portfólio de 1.500 produtos, entre roupas, acessórios e peças para a casa.
Depois, vários produtos sustentáveis ficaram expostos até esta semana na Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. O estande do programa Brasil Orgânico e Sustentável em São Paulo passará pode dez cidades-sede da Copa do Mundo. Além de São Paulo, visitantes de Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Salvador podem provar os produtos.

 

 

Compra sustentável: artesanato paulista

Nem sempre os artesãos conseguem divulgar seu trabalho ou concretizar negócios por conta da informalidade. Por isso que há quase 40 anos foi criada a Sutaco, Superintendência do Trabalho Artesanal em comunidades, uma autarquia estadual que também é coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio no estado de São Paulo. Para valorizar o trabalho artesanal em comunidades paulistas, é possível comprar diversos objetos de decoração, utilidades e acessórios de moda em duas lojas que a Sutaco mantém em São Paulo. Durante o período da Copa, a autarquia também conta com dois estandes temporários com produtos da Copa – na estação Itaquera do metrô, próximo ao estádio onde estão realizados os jogos, e no Vale do Anhangabaú, onde ocorre a Fifa Fan Fest. Fora desse período, é possível encontrar os artigos sustentáveis nas lojas: Rua XV de Novembro, 318, junto à loja da Imprensa Oficial. Aberta de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00. Tel.: 3255-5877; Metrô Vila Madalena, Praça Américo Jacomino, 30, próximo aos bloqueios. Aberta de segunda à sexta das 09h00 às 21h00 e sábados, das 9h00 às 18h00. Tel.: 6481-7568.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados