Siga-nos

Cultura

Arte moderna ecoa na Vila Mariana, 90 anos depois…

Publicado

em

Bairro sediou diversos encontros entre artistas que participaram não só da Semana de Arte Moderna de 1922, como também influenciaram a estética brasileira do século XX

 

 

A Semana de Arte Moderna, promovida no teatro municipal de São Paulo em 1922, deixou marcas na cultura brasileira. E a região da Vila Mariana foi palco desta transformação, porque aqui moravam alguns de seus principais protagonistas, como o artista Lasar Segall e o arquiteto Gregori Warchavchik. Foi na residencia construída por Warchavchik, hoje Parque Modernista, na Rua Santa Cruz, que se reuniam os vanguardistas que chegaram a chocar a sociedade paulistana com a provocação da arte simples.

Agora, 90 anos depois, São Paulo rediscute o modernismo. E a Vila Mariana não poderia estar fora deste debate. Na unidade do Sesc da Rua Pelotas, o projeto Ecos da Semana de 1922 vai tentar recriar o espírito da época durante este mês de fevereiro. Atividades em Música e Literatura, oficinas de Cultura Digital e Artes Plásticas, Turismo Social e Intervenções Artísticas, tudo ali estará relembrando a Semana de 22.

Música

As apresentações musicais trazem os sons que foram influenciados pela Semana. Assim como em 1922, em que concertos ofereciam a transgressão de padrões como referência, a programação desta semana em 2012 no Auditório do Sesc Vila Mariana, não se limita a apresentar um concerto apenas com obras do compositor Villa-Lobos, músico de destaque da referida semana, mas também, em trazer apresentações que lembram a Tropicália e a Lira Paulistana, movimentos posteriores ao original e que foram influenciados pelo espírito da “quebra de padrões”.

Estes ecos começam então, no dia 14 com o Quarteto Carobamdé, que homenageia Heitor Villa-Lobos. Em seguida, a banda Os Skywalkers apresenta, no dia 15, grandes sucessos da Tropicália, incluindo Mutantes e Caetano Veloso. E para finalizar, o quinteto Doideca interpreta canções de Itamar Assumpção e Luiz Tatit, no dia 16.

 

Cursos e oficinas

O professor Ricardo Nogueira de Castro Monteiro, doutor em Linguística pela USP, orienta o curso Modernismo: a Literatura e sua Relação com Outras Linguagens. O professor traça  o panorama da criação literária do movimento modernista, conjugado à música e às artes visuais.

Também serão desenvolvidas duas oficinas que abordam a Semana: “Fragmentos Visuais: Olhares sobre a Semana de 1922” e “Reescrevendo a Semana de 1922”. Na primeira os participantes fazem pesquisas sobre as obras produzidas na Semana de Arte Moderna e assim devem produzir, através de colagem digital, composições inspiradas no período. Na segunda desenvolve-se criação textual que devem ser editados conforme a técnica da poesia visual.

“Mário entre nós”

O ator Pascoal da Conceição faz sua intervenção artística em Mário de Andrade entre Nós. Caracterizado de Mario de Andrade, na terça-feira, dia 14, abordando e contextualizando aspectos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Durante todo mês, obras de autores modernistas e de artistas contemporâneos inspirados na época estarão disponíveis no Atrium do SESC Vila Mariana. Entre elas Tudos, Nome e As Coisas, de Arnaldo Antunes; Semana de 22 – Entre Vaias e Aplausos, de Márcia Camargos, e A Música Popular Brasileira na Vitrola de Mário de Andrade, de Flávia Camargo Toni.

Nos espaços da Unidade também terão frases ou trechos que aludem à Antropofagia, extraídos de obras de autores ligados ao Modernismo e artistas contemporâneos.

Crianças

Até para crianças haverá atividades. A História da História: Uma Homenagem à Semana de 1922, traz para o público infantil uma seleção de histórias inspiradas nos textos lidos na Semana de Arte Moderna, contadas por Kiara Terra.

Será nos dias 12 e 26, domingos, às 15h30, grátis na Praça de Eventos.

 

Turismo na Vila Mariana

 

E no dia 25, haverá um tour pela região, redescobrindo justamente a Casa Modernista, o Museu Lasar Segall, que já foi ateliê do artista, e as esculturas públicas de Victor Brecheret. Esta atividade é destinada a pessoas com mais de 18 anos e acontece no dia 25, sábado, 9h30, com saída da portaria. Custa entre R$ 12 (associados) e R$ 48 (inteira).SESC Vila Mariana

O Sesc fica na Rua Pelotas, 141. Informações 5080-3000.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados