Siga-nos

Meio ambiente

Áreas úmidas do Planeta precisam ser protegidas

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Dia 2 de fevereiro, foi comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. Pouco conhecidas ainda da sociedade, são de extrema importância para o futuro da humanidade, afinal trata-se de sistemas que fornecem e purificam a água, enquanto reabastecem as águas subterrâneas. Situadas entre a água e o solo, as zonas úmidas regulam o regime de águas em extensas regiões, que funcionam como fonte de biodiversidade. São importantes para a economia, cultura e recreação.
Englobam de áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. No Brasil, existem vários tipos de áreas úmidas: manguezais, campos alagáveis, praias, veredas, várzeas amazônicas, igapós, campinarana e pantanal.
Estas zonas fornecem peixes, que alimentam bilhões de pessoas, atuam como esponja natural para a proteção contra enchentes e seca, asseguram a proteção das áreas costeiras quando o nível do mar aumenta e ajudam na luta contra a mudança do clima.
A data de 2 de fevereiro foi instituída em 1997, como homenagem à primeira Convenção sobre o tema, que havia sido promovida em 1971 na cidade iraniana de Ramsar. A partir dela, foi estabelecida uma lista com as principais zonas a serem protegidas no mundo, que ganhou o nome de Áreas Úmidas Ramsar.
Anualmente, alguma atividade é desenvolvida em nível mundial para chamar a atenção da população sobre as áreas úmidas. Desta vez, o objetivo principal é despertar a atenção dos jovens e conquistar seu engajamento. Os cientistas estimam que 64% das áreas úmidas de todo o planeta desapareceram desde 1990.
Por isso mesmo, está sendo promovido um concurso fotográfico destinado a jovens de 15 a 24 anos, que devem enviar fotos digitais de sua autoria, de alguma área úmida. No Brasil, entre as áreas reconhecidas na lista Ramsar estão o pantanal matogrossense e o Parque Nacional de Abrolhos.
O prêmio aos vencedores, que terão as fotos analisadas por um júri e também expostas para votação pela internet, é uma viagem a qualquer outra área úmida do planeta.
Cada fotógrafo precisa preencher um formulário para garantir a autoria da imagem e pode enviar até três imagens para o Concurso, até dia 2 de março. Para participar, veja detalhes no site www.worldwetlandsday.org.

 

Concurso entre jovens
Vai escolher melhor foto de área úmida, como esta de Abrolhos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados