Siga-nos

Cultura

Aproveite passeios culturais para se deliciar em restaurantes de charme

Publicado

em

O ambiente inspira a arte, mas com aromas de pratos e cafés que encantam também o estômago

Janeiro é mês de férias. Mas, para quem não sai de São Paulo, é também mês de trânsito reduzido e de aproveitar a redução do ritmo para curtir programas de lazer. Essencialmente, é tempo também de colocar em prática as promessas feitas no final de ano, e elas geralmente incluem mais tempo para diversão e arte. Por isso, a dica gastronômica essa semana é para curtir restaurantes e cafés que estão sediados dentro de importantes espaços culturais da região e que esbanjam charme e boas opções em comidinhas…

O mais completo, sem dúvida, é o restaurante do Museu de Arte Moderna, no Ibirapuera. Encravado em meio ao parque, ao lado de importantes obras, ele ainda dá vista para o lindo Jardim de Esculturas, projetado por Burle Marx. Pode ser endereço certo tanto para um chá da tarde quanto para um delicioso almoço no sistema de buffet. Há massas, risotos e carnes brancas ou vermelhas acompanhadas de saladas e legumes no cardápio que se alterna diariamente, com base em mais de 1500 receitas diferentes das culinárias francesa, italiana e brasileira. O preço por pessoa é um pouco salgado, e gira em torno de R$ 50.

O Restaurante Prêt no Mam funciona como café de terça a domingo das 10h às 18h e como restaurante de terça a sexta, das 12h ás 16h e aos sábados e domingos das 12h30 às 17h. Informações e reservas pelo telefone 5085-1306. Vale lembrar que a visita ao Museu tem que estar no roteiro – aos domingos, a entrada é franca. Fica próximo ao portão 3 do Parque, na Avenida Pedro Alvares Cabral.

Lasar

Outra boa ideia na região é aproveitar para conhecer a casa onde viveu o artista Lasar Segall, na Vila Mariana. O lituano naturalizado brasileiro viveu no bairro até 1957, quando faleceu, e o imóvel foi transformado em museu. Há alguns anos foi aberta uma charmosa cafeteria no local, ao lado de um jardim . Ali, há uma escultura de Segall a ser apreciada e que convida os visitantes e conferir toda a obra exposta dentro do museu. Agora, está em cartaz a exposição “Verdade – Fraternidade – Arte: Secessão de Dreden – Grupo 1919 e contemporâneos”, com curadoria de Vera d’Horta. Não deixe de conhecer também a super completa biblioteca, onde estão a disposição para consulta, além de amplo acervo fixo, mais de 100 periódicos especializados em arte e cultura.

Abre de terça a sábado e feriados, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h. Fica na Rua Berta, 111 – Vila Mariana. Telefone: 5574-7322.

Sesc

O Sesc Vila Mariana é outro importante espaço cultural da região que não deve ser ignorado pelos moradores de bairros próximos. Ali, atividades culturais e esportivas diversas para todas as idades se espalham por dois imensos prédios. Para descobrir tudo que o local oferece, torna-se inevitável passar pela lanchonete no piso térreo. Além de oferecer lanches, salgados, bebidas e bomboniere, ela também produz pratos rápidos para o almoço, garantindo que os visitantes possam priorizar o programa cultural durante a visita. Funciona para almoço de terça a sexta, das 11h30 às 14h; e aos sábados, domingos e feriados, 11h30 às 14h30. E está aberta de terça a sexta, das 10h às 22h.

O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 143. Telefone: 5080-3000.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados