Siga-nos

Internet

Aponte em mapa na internet sugestões para seu bairro

Publicado

em

A população paulistana pode participar da gestão da cidade através de vários conselhos e em conferências temáticas diversas. Quem não tem tempo ou condições de frequentar audiências públicas também pode opinar e apontar problemas da cidade, atualmente, através de ferramentas na internet. Uma das principais e mais interessantes foi lançada recentemente: o mapeamento colaborativo da cidade.

No site Gestão Urbana SP, que pertence à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, dá para indicar sugestões de novas áreas de lazer, apontar carências em equipamentos de educação, indicar áreas que devem ter caráter exclusivamente residencial, mostrar avenidas que possam passar por mudanças estruturais…

O mapa colaborativo também é interessante para acompanhar as sugestões que outros moradores estão propondo para o bairro onde moram.

A ferramenta faz parte do processo de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). Aprovado em 2002, o PDE é o principal instrumento para organizar o planejamento urbano dos espaços da cidade. O documento traz, por exemplo, regras sobre como construir nos terrenos, como fazer grandes construções e garantir a preservação do meio ambiente.

Na primeira etapa de revisão do plano, realizada entre abril e junho, foram promovidas dez avaliações temáticas para discutir os seguintes temas: uso e ocupação do solo; instrumentos de política urbana; habitação; meio ambiente; mobilidade urbana; e os investimentos prioritários, planos regionais e planos de bairro. Participaram desta fase 1.804 pessoas, que contribuíram com 1.847 sugestões.

Atualmente, o programa de revisão do PDE está em sua segunda etapa, que consiste na realização de oficinas públicas para o levantamento de propostas e contribuições nas regiões das 31 subprefeituras da cidade.

O mapa interativo pode ser acessado em http://mapa.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados