Siga-nos

Restaurantes

Ainda há cantina italiana na região?

Publicado

em

São Paulo é conhecida pela forte presença da gastronomia, sobretudo como atrativo turismo. Paralelamente, a cidade também ganhou fama pelo sotaque de influência italiana, já que muitos dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade vieram da “bota” europeia. Os italianos deixaram suas marcas na vida cotidiana e comer uma bela macarronada ou uma pizza são hábitos que permanecem muito vivos no paulistano. Mas, o que aconteceu com as cantinas? Elas sumiram do mapa, especialmente aqui na região?
A pergunta feita por muitos moradores da maior metrópole do país tem sua razão de ser, mas talvez a resposta esteja em uma mudança de estilo. A simplicidade das antigas cantinas acabou dando lugar ao charme daquelas que se mantêm. Um bom exemplo é a Pasta Nostra, na Vila Mariana.
A casa atrai um público interessado em boa comida com ambiente aconchegante e decorado de modo a garantir um estilo bem italiano e caloroso. A construção é antiga, porém toda reformada, mas se mantêm as antigas divisões criando sete ambientes diferentes.
As receitas seguem padrões italianíssimos, mas também com toque contemporâneo e pronto para agradar paladares mais exigentes.
O cardápio conta com entradas frias e quentes, fugindo um pouco dos “antepasti” mais conhecidos. Vale experimentar o “Coppa Carpaccio con Rucola e Aceto Balsâmico”, em que as finas fatias do embutido vêm recobertas por um ninho de rúcula e manjericão temperados do balsâmico e com toques de parmesão. Para quem preferir opções quentes, há sempre “brodos” diferentes. Imperdível também a Polenta Cremosa com Ragù di Manzo, em que a polentinha vem com pedacinhos de carne em molho. Como prato principal, a dica é escolher entre as massas de diversos tipos: linguines, canelones, espaguetes, penne, nhoque, lasanha… Uma pedida caprichada é o Linguinne con Frutti di Mare, com camarão, lula e polvo, temperado com manteiga e salvia. O raviole é feito de forma artesanal e, assim, outra boa ideia pode ser chamar à mesa o Ravioli di Formaggi al Pomodoro e Basílico (recheio de queijo e acompanhado pelo molho de tomates e manjericão) Queijo com Tomates Frescos e Manjericão.
Não são poucos os fãs de cantinas que preferem ir direto para a lista de risotos, feitos à moda italiana, bem cremosos e com arroz arbóreo. No cardápio do Pasta Nostra existem várias opções como o Risotto di Gorgonzola con Cipolle d’oro que, como o nome indica, vem com queijo gorgonzola e com o toque especial das cebolas douradas.
Dá também para fazer uma pedida completa, como o Filetto Grigliato con Risotto a Parmigiano, em que a carne já vem acompanhada de risoto de parmesão e surpresa de queijo. Ou combinações bem típicas italianas como Polpettone e Spaghetti com Aglio e Olio ou o Ossobucco nel Ragù con Risotto allo Zaferano (com açafrão).
Como sobremesa, depois de uma festa gastronômica dessas, só mesmo pedindo algo bem típico italiano, como Panna Cotta di Formaggio, Zabaglione ou Tiramisu.
O Pasta Nostra fica na R. Joaquim Távora, 1355- V. Mariana. Fones: 5084 0289 e 2373 1910.

 

Acima, o Linguine de frutos do Mar, que ganhou mariscos

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados