Siga-nos

Meio ambiente

Abelhas: descubra estes insetos

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

As abelhas não apenas produzem mel como também são importantes na polinização, fonte de produção de alimentos. Através de um novo projeto da Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do seu Instituto Biológico (IB), pessoas de todas as idades podem explorar, em um recinto interativo, o universo das abelhas sem ferrão.
Localizado na Vila Mariana, dentro do Museu do Instituto Biológico, o espaço foi inaugurado em junho. Com tecnologia moderna, uma tela de projeção permite ao visitante visualizar ao vivo o interior de uma colmeia, por meio de câmera conectada ao ninho.
O público pode conhecer cada espécie, além de obter informações sobre a produção de mel pelas abelhas sem ferrão.
A ala das abelhas sem ferrão integra o projeto Planeta Inseto, criado há cinco anos pelo Instituto Biológico, único empreendimento, no Brasil, classificado como Zoológico público do gênero (insetos).
Além da criação da área para abelhas sem ferrão, a reforma resultou na renovação da cenografia da sala das formigas e na colocação de 665 metros quadrados de gradil. O objetivo é o de promover a integração da paisagem com outros centros culturais.
Os visitantes ainda podem ver baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos.
No total, são 25 atrações que, de forma lúdica e interativa, fornecem informações sobre a presença dos insetos no cotidiano e a sua importância para o ambiente, produção de alimentos e a saúde humana. Existe mais de um milhão de espécies de insetos conhecidas.
Para conhecer, basta agendar uma visita através do e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br ou pelos telefones 2613-9500 e 2613-9400. Fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252- Vila Mariana.
Foram investidos R$ 636 mil na reforma do prédio e adequação das instalações. A proposta é uma parceria entre o IB e uma empresa que promove biodiversidade como um de seus pilares de sustentabilidade. A parceria teve início com as instalações das colmeias na área externa, no final de 2014.
O Planeta Inseto é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia. Desde 2010, o Museu já recebeu mais de 120 mil visitantes.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados