Siga-nos

Solidariedade

Evento na região discute como investir em acessibilidade

Publicado

em

Sua empresa está preparada para atender pessoas com necessidades especiais? Deficientes físicos, pessoas com visão reduzida, audição comprometida… Com a proximidade de eventos de grande porte no país e com o crescimento econômico, várias destas questões ganham cada vez mais importância.
Em especial a hotelaria e quem trabalha com recepção de turistas precisa ficar atento para receber com qualidade e atençao pessoas com diferentes características e necessidades.
No próximo dia 26, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vai promover um evento gratuito para discutir o tema: “Soluções em Acessibilidade – Como se preparar para atender pessoas com deficiência”. Será no auditório da Fundação Dorina, na Vila Clementino, das 9h30 às 12h.
Durante o encontro, profissionais de hotéis terão a oportunidade de aprender sobre acessibilidade e adequação de espaços, além de preparação de equipes para o atendimento à pessoa com deficiência visual.
A condução será de Robson Gonzales, arquiteto e urbanista especialista em acessibilidade, da VSB- Vivendo sem Barreiras, e Eliana Cunha, ortoptista da Fundação Dorina, com mais de 20 anos de experiência na área de reabilitação para pessoas com deficiência visual.
“Hoje, um serviço diferenciado e exclusivo é o que torna um hotel, por exemplo, mais competitivo e com maior qualidade do que seus concorrentes. A pessoa com deficiência faz parte de um público consumidor que faz refeições fora de casa, viaja, passeia, consome lazer e diversão. É o momento da área olhar para esse público do modo adequado”, explica Eliana.
O setor de turismo representa hoje para o Brasil 2,6% do PIB nacional e movimenta 400 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Ministério do Turismo. Só o turismo interno representa 80% da movimentação nesse setor. Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. Entre as deficiências declaradas, a de maior incidência foi a visual, atingindo 3,5% da população.
O evento “Soluções em Acessibilidade – Como se preparar para atender pessoas com deficiência” é uma iniciativa da Fundação Dorina em parceria com a VSB- Vivendo sem Barreiras.
O programa prevê: Welcome Coffee às9h30, abertura às 10h, palestra sobre acessibilidade no meio hoteleiro às 10h05, palestra sobre orientações para o atendimento à pessoa com deficiência às 10h40; Visita guiada pela Fundação Dorina às 11h20 e encerramento às 12h.
A participação é gratuita e aberta a interessados, mas o número de vagas é limitado. Portanto, para participar é necessário confirmar presença antecipadamente pelo telefone 5087-0943 ou pelo e-mail rsvp@fundacaodorina.org.br.
O Auditório da Fundação Dorina fica na Rua Doutor Diogo de Faria 558 – Vila Clementino

 

Fundação Dorina Nowill, na Vila Clementino, trabalha pela inserção de pessoas com deficiência visual há mais de 60 anos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados