Solidariedade
Evento na região discute como investir em acessibilidade

Sua empresa está preparada para atender pessoas com necessidades especiais? Deficientes físicos, pessoas com visão reduzida, audição comprometida… Com a proximidade de eventos de grande porte no país e com o crescimento econômico, várias destas questões ganham cada vez mais importância.
Em especial a hotelaria e quem trabalha com recepção de turistas precisa ficar atento para receber com qualidade e atençao pessoas com diferentes características e necessidades.
No próximo dia 26, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vai promover um evento gratuito para discutir o tema: “Soluções em Acessibilidade – Como se preparar para atender pessoas com deficiência”. Será no auditório da Fundação Dorina, na Vila Clementino, das 9h30 às 12h.
Durante o encontro, profissionais de hotéis terão a oportunidade de aprender sobre acessibilidade e adequação de espaços, além de preparação de equipes para o atendimento à pessoa com deficiência visual.
A condução será de Robson Gonzales, arquiteto e urbanista especialista em acessibilidade, da VSB- Vivendo sem Barreiras, e Eliana Cunha, ortoptista da Fundação Dorina, com mais de 20 anos de experiência na área de reabilitação para pessoas com deficiência visual.
“Hoje, um serviço diferenciado e exclusivo é o que torna um hotel, por exemplo, mais competitivo e com maior qualidade do que seus concorrentes. A pessoa com deficiência faz parte de um público consumidor que faz refeições fora de casa, viaja, passeia, consome lazer e diversão. É o momento da área olhar para esse público do modo adequado”, explica Eliana.
O setor de turismo representa hoje para o Brasil 2,6% do PIB nacional e movimenta 400 bilhões de dólares por ano, segundo dados do Ministério do Turismo. Só o turismo interno representa 80% da movimentação nesse setor. Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual. Entre as deficiências declaradas, a de maior incidência foi a visual, atingindo 3,5% da população.
O evento “Soluções em Acessibilidade – Como se preparar para atender pessoas com deficiência” é uma iniciativa da Fundação Dorina em parceria com a VSB- Vivendo sem Barreiras.
O programa prevê: Welcome Coffee às9h30, abertura às 10h, palestra sobre acessibilidade no meio hoteleiro às 10h05, palestra sobre orientações para o atendimento à pessoa com deficiência às 10h40; Visita guiada pela Fundação Dorina às 11h20 e encerramento às 12h.
A participação é gratuita e aberta a interessados, mas o número de vagas é limitado. Portanto, para participar é necessário confirmar presença antecipadamente pelo telefone 5087-0943 ou pelo e-mail rsvp@fundacaodorina.org.br.
O Auditório da Fundação Dorina fica na Rua Doutor Diogo de Faria 558 – Vila Clementino

Fundação Dorina Nowill, na Vila Clementino, trabalha pela inserção de pessoas com deficiência visual há mais de 60 anos
