Siga-nos

Sem categoria

Em jogo tenso, Neymar faz dois e Brasil vence Croácia por 3 x 1 na abertura da Copa do Mundo

Publicado

em

Um sufoco, como sempre. Jogo sem emoção, em especial no país do futebol, sediando o evento máximo do futebol, não é de se esperar. Será assim ao longo da Copa do Mundo 2014 Fifa no Brasil e foi assim no jogo de estreia. Muita tensão, gritos, tudo combinando com o astral que invadiu a cidade nos últimos dias (veja também matéria abaixo).
Depois de uma cerimônia de abertura que contou até com o pontapé inicial por um paraplégico, graças ao exoesqueleto lançado pelo físico brasileiro Miguel Nicolelis, o Brasil entrou em campo com um time um pouco sisudo, tenso ou concentrado talvez. O estádio assistiria então uma partida como muitos analistas já haviam previsto: dura, intensa, nervosa. A Croácia, embora não um time com a mesma fama de talento da seleção nacional, tinha a seu favor a força física e a vontade de bater o time brasileiro. O resultado viria de forma inesperada: um gol contra, feito pelo brasileiro Marcelo, aos 10 minutos. Foi o único gol contra da história do Brasil na Copa. Placar aberto para a Croácia, a torcida brasileira parecida não acreditar. Mas ainda no primeiro tempo, aos 28 minutos o craque Neymar confirmou as expectativas e empatou para o Brasil.
O jogadora ainda esbanjaria talento, raça e simpatia ao longo do jogo. O intervalo parecia ter vindo para que realmente torcida e seleção pudessem respirar e entender que é verdade, a Copa está acontecendo no Brasil e a torcia pode celebrar. Independente do resultado final da Copa.
No segundo tempo, a tensão continua, mas a seleção está mais agressiva e disposta a mostrar porque é a maior campeã entre todas, porque o Brasil é o único país a ter participado de todas as Copas do Mundo já realizadas até hoje. Aos 25 minutos do segundo tempo, Fred é puxado na grande área e o pênalti é confirmado pelo juiz. Neymar confirma e faz seu 33o. gol pela seleção, em 50 jogos, e já se posiciona como o sétimo maior goleador da seleção na história.
Pouco depois, um lance lindo de Oscar não terminou por pouco em gol.
Até o finalzinho do jogo, os croatas pressionaram, deixando claro que nada será fácil. Mas, quando os brasileiros já contavam os segundos para que a partida se encerrasse, com o coração em mãos, o melhor jogador em campo teve seu empenho consagrado. Aos 45 minutos, Oscar completou o placar: 3 x 1 Brasil. O jogo foi até os 49 minutos!
O próximo jogo será dia 17, terça-feira, com outro time que costuma dar trabalho para o Brasil: o México. Aguenta, coração!
Felipão


Um dia antes da partida inaugural, o técnico Luis Felipe Scollari deixou claro que não será simples para a seleção jogar em seu próprio país, com a cobrança ainda mais próxima e exacerbada da torcida, olhos críticos de jornalistas especializados. Mas que está pronto para o desafio. “A gente passa cinco, sete, dez, 14, 15, 20 dias treinando. Meus Deus, é uma angústia só. Tá na hora de começar e pronto e colocar em prática aquilo que foi treinado”, disse Felipão, ao lado do jogador Neymar, na última entrevista coletiva antes da estreia.
Os jogadores fizeram um reconhecimento do campo da arena, conhecida como Itaquerão. A última atividade foi um treino com bola parada, quando Neymar marcou quatro gols – talvez já em prenúncio do que viria no jogo de abertura.
A presidenta Dilma Rousseff enviou carta para a seleção em que diz que o mundo sabe que os jogadores brasileiros são os melhores e que eles têm “alegria nas pernas, ginga no corpo e improviso desconcertante”. Ao fazer votos de que cada um deve jogar o que sabe, a presidenta destacou que isso “é o suficiente para a vitória”. Ela participou da cerimônia de abertura da Copa, na Arena Corinthians, ao lado de 11 autoridades estrangeiras.
O estádio estava lotado:; 62.103 pessoas, segundo comunicado divulgado pela Fifa durante o segundo tempo da partida.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados