Siga-nos

Urbanismo

SP Expo é inaugurado no Jabaquara

Publicado

em

Espaço passou por obras de ampliação e modernização e se tornou o maior Centro de Exposições e Eventos da América Latina, com 100 mil m2

Quem passava pelo antigo Centro de Exposições Imigrantes, no Jabaquara, durante os últimos meses avistava uma gigantesca obra em andamento. Não só durante o dia, mas também à noite imensos holofotes iluminavam os trabalhos que envolveram centenas de operários, máquinas, caminhões… E poucos imaginaram que, conforme previsto, no final de abril toda aquela movimentação teria desaparecido e dado lugar ao novo SP Expo.
O novo espaço já surge superlativo: é o maior Centro de Exposições, Congressos e Convenções da América Latina com uma área de 100 mil m², que demandou investimento de R$ 410 milhões .
A obra de ampliação é resultado de um contrato de concessão feito pelo Governo do Estado em novembro de 2013 e válida pelos próximos 30 anos. A vencedora da disputa foi a empresa francesa GL Events, uma das maiores do gênero no mundo.
Além de ganhar o direito de reformar e ampliar o centro de exposiçõs, a concessão previa a remoção e demolição de outros equipamentos públicos, como um Batalhão da Polícia Militar, a Secretaria da Agricultura e terrenos anexos, no limiar do Parque do Estado e da Rodovia dos Imigrantes.
O projeto de ampliação resultou também na modernização e criação de um complexo arquitetônico multifuncional capaz de sediar feiras de negócios e de público, congressos e eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimentos. O pavilhão já existente, de 40 mil m², foi reformado. Outros 50 mil m² de área de exposição e 10 mil m² de centro de convenções foram construídos, além de um edifício garagem com 4,5 mil vagas, criando o maior estacionamento coberto do Brasil.
De acordo com a assessoria de imprensa do grupo GL, presente em 19 países e responsável por outros 40 espaços para eventos no mundo, este foi o maior investimento já feito na história do grupo.
O arrojado e imponente projeto arquitetônico é outro destaque. Assinado pelo francês Jean-Michel Wilmotte, contou com o trabalho local do escritório GCP Arquitetos. “Trata-se de um espaço único que combina versatilidade e conforto para os mais diversos tipos de público”, afirma o diretor geral do São Paulo Expo, Damien Timperio. “São Paulo ganha um espaço no tamanho adequado e totalmente equipado para atender à demanda por eventos de grande porte que precisam de mais espaço para crescer”.
Já a área de exposição com 90 mil m2, tem modulações para até oito pavilhões, característica que possibilita a realização de vários eventos simultaneamente. O centro de convenções abrigará salas modulares com divisórias acústicas e terá opções de acesso independente ou integrado ao pavilhão. A partir do segundo semestre o complexo terá restaurante e serviços exclusivos.
O Grupo também tem promovido obras no entorno para absorver o impacto do trânsito a ser gerado. Está em fase de conclusão a construção de quatro novas vias ligadas ao Viaduto Matheus Torloni e que permitirão acesso facilitado não apenas ao Centro de Exposições como também a equipamentos próximos como o Centro Paralímpico Brasileiro e a 97a Delegacia de Polícia.
Entre os eventos já confirmados para este ano, estão o Festival do Japão (8 a 10 de julho), a Mega Artesanal (12 a 17 de julho), o Brasil Game Show (1º a 5 de setembro), a Adventure Sports Fair (12 a 16 de outubro), e a Comic Con Experience (1º a 4 de dezembro).

Foto

Foto 5

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados