Jornal São Paulo Zona Sul

Restaurante com ambiente caseiro conquista com culinária mineira

Comida mineira é aquela que parece aquecer a alma e o coração. Aquele sabor de tempero caseiro, os mais tradicionais que relembram a infância e os momentos à mesa com a família..

Na Vila Mariana, tem um restaurante que há onze anos faz de tudo para resgatar esse clima. Não só as receitas, mas o próprio ambiente e decoração fazem o cliente se sentir em casa. É o Sagrado Mineiro, onde é possível escolher entre pratos executivos ou refeições para a família inteira.

A combinação deu tão certo que eles já expandiram para mais dois endereços: um na República e outro na Água Branca.

Tem coisas bem repletas de memória afetiva, como a Carne Moída com Batata, que acompanha feijão, arroz e couve.

E também é possível se fartar com a Mistura Mineira, que traz tutu, costelinha, torresmo e a banana como saboroso contraponto doce.

É possível montar a própria combinação, escolhendo a carne, entre pernil de panela, costela de porco, filé de frango, linguiça mineira, carne de sol, lombo, contra-filé, filé de frango ao catupiry, picanha na chapa e filé mignon. E dá para ficar em dúvida na hora de selecionar três acompanhamentos entre o tutu, o feijão tropeiro, a couve, a mandioca, a polenta, a batata frita, o purê de batatas, a farofa e a salada.

O caprichado tutu mineiro, com lombo, tutu, torresmo, couve e arroz, e o leitão à pururuca, com o leitão em pedaços, tropeiro com torresmo, mandioca, couve e arroz.

Faz muito sucesso também a picanha na chapa, que vem acompanhada de batatas fritas, tutu de feijão, arroz carreteiro… Uma delícia.

O pernil tradicional, feito na panela com tutu, couve, angu e arroz, também está no cardápio, assim como a Costelinha com Quiabo, em que a costela de porco vem ensopada com quiabo, acompanhada de arroz, couve e angu.

A feijoada não poderia faltar, bem ao estilo mineiro, saborosa, repleta de carnes, e acompanhada de arroz, farofa, couve e laranja. Para quem curte um tempero caseiro mineiro, mas não é tão fã das carnes suínas, a ideia é recorrer aos pratos feitos de carne bovina, frango ou peixe.

A Vaca Atolada, com costela de boi com mandioca ensopada, couve e arroz, é tão pedida quanto o Escondidinho, em que o purê de mandioca envolve carne de sol e catupiry, com cobertura de mozarela, acompanhados de arroz e fritas.

O Frango do Caipira, ensopado com quiabo, angu, couve e arroz está entre os mais pedidos entre as aves e a Merluza, em que o filé do peixe vem ao molho de camarão, com arroz e purê, têm fãs também.

Para acompanhar ou para abrir o apetite, não deixe de pedir sugestões da imensa carta de cachaças mineiras da casa. A casa tem também porções de petiscos, para fazer de quaquer happy hour uma delícia.

E é impossível resistir a encerrar a visita sem uma sobremesa típica, como o Doce de leite, Romeu e Julieta, Arroz doce, Ambrosia, Doce de Abóbora, pudim da casa…

O Sagrado Mineiro fica na Rua Luis Goes, 631 – Vila Mariana. Telefone: 5584-6959. Funciona de Terça a Sexta, das 11h30 às 15h00; sábados, domingos e feriados até 17h00.

Comentar

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!