Siga-nos

Cultura

Orquestra de berimbaus lança CD em show no Ibirapuera

Publicado

em

Dia de eleições, em pleno feriado prolongado… Qual pode ser um bom programa para fugir da tevê em noite de boca de urna e apurações, pelo menos por algumas horas?  Sem dúvidas, uma boa ideia é conferir o lançamento do CD da Orquestra de Berimbaus no Ibirapuera. Até o cantor Nasi, do Ira, fará participação especial.

Formada por mestres, contramestres e professores de capoeira, além de músicos e pessoas da comunidade do Morro do Querosene, zona oeste de São Paulo, a Orquestra de Berimbaus, sob a regência de Mestre Dinho Nascimento, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera no próximo dia 31, para mostrar faixas do seu primeiro CD, Sinfonia de Arame, com recursos e peculiaridades do berimbau que marca presença na nossa música.

O CD Sinfonia de Arame foi gravado com berimbaus cuidadosamente afinados e agrupados em naipes, com o berimbum (criação de Dinho Nascimento  com som super-grave) tocado com arco de violoncelo e o berimbau de lata tocado com arco de rabeca. Vozes e instrumentos como o berimbau de beiço, kalimba, caixa do divino, tambor de língua e de barrica, n´tama (talk drumms), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, matraca e palmas completam a sonoridade na interpretação de ladainhas, corridos, chulas, samba e samba-de-roda.

A apresentação contará com as participações de Nasi na música Embala Água; da Orquestra de Tambores de Aço, da Casa de Cultura Tainá, de Campinas, na música Amazonas; do Quarteto Pererê – viola, violão de 7 cordas, gaita e violino –  na canção Peixinhos do Mar; e, de Tião Carvalho na toada de Puxada de Rede, ópera popular que retrata um cotidiano a beira-mar.

Integram a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene: Bico-Duro (berimbau gunga e coro), Cecília Pellegrini (voz, efeito de folhas secas, pandeiro, reco-reco, efeitos e palmas), Décio Sá (berimbaus berra-boi, gunga, médio e viola), Dinho Nascimento (voz, berimbau de lata com arco de rabeca, berimbum, berimbum ecológico com arco de violoncelo, búzio, kalimba, n´tama, lola e palmas), Dja (berimbau viola, berimbau de beiço, pandeiro e coro), Droca (berimbau gunga, voz e palmas), Fábio Salém (berimbau médio e coro), Fernando Soares (berimbau viola, coro e vocais), Gabriel Nascimento (voz, berimbau gunga, kalimba e berimbau de beiço), Gilvan Capoeira (berimbaus médio e viola e coro), João Nascimento (berimbaus médio, caixa do divino, cuíca, atabaque lê, coro e vocal), Jorge Fofão (berimbau médio e coro), Paulinho Baraúna (berimbau médio, coro e vocais) e Paulo Pixu (tambor de língua e de barrica, agogô, triângulo, pandeiro, congas, atabaques, pandeiro, agogô, flexatone e efeitos).

Será no dia 31 de outubro, 19h, com ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia entrada). Livre (pode levar a garotada!)A bilheteria do Auditório Ibirapuera abre de terça a quinta, das 11h às 18h e sexta: das 11h às 22h; sábado, das 9h às 22h e domingo: das 9h às 20h. Reservas sem taxa de conveniência: www.auditorioibirapuera.com.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados