Siga-nos

Meio ambiente

O que fazer com sobras de podas e jardinagem?

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

A cidade precisa de verde: torna-se mais sustentável, bonita, estimula e valoriza o contato com a natureza. Bairros arborizados são importantes e, por isso, demandam cuidados.
É preciso saber que a poda ou remoção das árvores deve ser feita exclusivamente pela Prefeitura, após laudo agrônomo indicando a operação correta. Já outras plantas, como trepadeiras em fachadas, devem ter a manutenção garantida pelo morador.
Jardins internos, em vez de pisos cimentados, também representam não apenas a valorização do verde, como a permeabilização do solo, permitindo a absorção da água da chuva pelo solo.
Mas, o que fazer com galhos, folhagens, troncos e outras sobras de podas e jardinagens? Em pequenas quantidades e bem acondicionados, em sacos resistentes, este material pode ser descartado através da coleta domiciliar tradicional.
Já quando for muito volumoso ou pesado, o ideal é recorrer a um ecoponto. Há vários deles na região e o endereço mais próximo pode ser consultado pela Central de Atendimento ao Munícipe da Prefeitura, pelo telefone 156. O volume máximo aceito é de um metro cúbico por dia – acima disso, será necessário contratar uma caçamba.
Vale destacar que apenas amontoar estes detritos na calçada ou mesmo em praças, sem ensacamento, é crime ambiental sujeito à multa, da mesma forma que abandonar entulho ou outros dejetos.
Já para as sobras de jardinagens executadas em praças e áreas públicas pela Prefeitura, está em andamento um projeto piloto, na Subprefeitura da Lapa.
Denominado Feiras e Jardins Sustentáveis, o projeto consiste em um sistema de compostagem de resíduos orgânicos. O método utilizado foi criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo).
Depois da coleta, o material é separado e depositado em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos) e então são cobertos por camadas de palha de grama. Este processo propicia o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos.
Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para que o trabalho seja concluído.
O adubo resultante será utilizado em ações de jardinagem nas praças da Prefeitura. A ideia é expandir ainda este ano o projeto para outras subprefeituras da cidade, reduzindo a quantidade enviada para aterros.

São Paulo 2015-12-15 Inauguração do Pátio Descentralizado de Compostagem de Resíduos de Feiras Livres, Serviços de Poda e Roçagem de Áreas Ajardinadas - Prefeito de São Paulo Fernando Haddad - Foto Cesar Ogata / SECOM

São Paulo 2015-12-15 Inauguração do Pátio Descentralizado de Compostagem de Resíduos de Feiras Livres, Serviços de Poda e Roçagem de Áreas Ajardinadas – Prefeito de São Paulo Fernando Haddad – Foto Cesar Ogata / SECOM

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Maristela Marques

    29 de outubro de 2018 at 12:45

    Queria descartar alguns vasos de plantas.Existe um local adequado para isso?

    • Jornal Zona Sul

      30 de janeiro de 2021 at 13:11

      Se os vasos são de cerâmica, o correto é levá-los a Ecopontos. Para saber o endereço mais próximo à sua casa, ligue 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados