Siga-nos

Cultura

Museu Afro Brasil tem agenda especial para Consciência Negra

Publicado

em

Conhecer mais sobre a cultura afrobrasileira, desvendar histórias, ver de perto peças de cultura e arte que resgatam a trajetória da população negra no Brasil.
O Museu Afro é um endereço obrigatório em qualquer época do ano, mas agora, por conta do dia da Consciência Negra, há uma programação especial que merece ser conferida. Haverá lançamento de livro, apresentações musicais e visita temática no próximo domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra.
O grupo musical Os Escolhidos, composto por cantores da República Democrática do Congo, e a Banda Limão Rosa, do mestre Limãozinho e professora Rose, são as atrações musicais do dia. O repertório de Os Escolhidos inclui musicas tradicionais do Congo e Angola, cantadas em kikongo, lingala e swalili, além de canções autorais em português. Já o Grupo Limão Rosa é formado por um dos grandes nomes do samba de roda, Mestre Limãozinho.
A programação conta com o lançamento do livro “Tornar-se Escravo no Brasil do Século XIX”, que tem como conteúdo fotografias, documentos e gravuras, que abordam a situação do negro durante o Século XIX, que fazem parte do acervo de Ruy Souza e Silva. O colecionador é colaborador de exposições do Museu Afro Brasil e doador de livros raros para a biblioteca da instituição. Souza e Silva possui uma vasta coleção particular e foi curador da exposição “Brasilianas” no Itaú Cultural.
Quem for assistir aos shows e ao lançamento do livro também pode fazer da visita temática “Resistir para viver: história, memória e arte” , sobre artes e relações raciais. Os visitantes serão provocados a pensar sobre a resistência da população negra no campo artístico brasileiro. Para participar é preciso chegar com 15 minutos de antecedência.
O Museu fica dentro do Parque do Ibirapuera, com entrada pelo portão 10, na Av. Pedro Álvares Cabral.

Pauta especial sobre o Museu Afro Brasil.

Pauta especial sobre o Museu Afro Brasil.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados