Siga-nos

Cultura

Guerra Civil Espanhola é tema de exposição no Museu Lasar Segall

Publicado

em

A Guerra Civil Espanhola foi um confronto dramático que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. O ano de 2016 marca oito décadas do início do evento histórico que se estenderia por três anos. Agora, toda esta história pode ser resgatada por meio da arte. No Museu Lasar Segall, na Vila Mariana, está em cartaz a mostra “Os caprichos – crônicas de uma guerra (1936-1939)”, de Gustavo Cochet (Rosário 1894-Funes 1979).
São 30 gravuras (uma é reprodução fotográfica) realizadas por um artista que viveu a Guerra de perto. Aos 17 anos, o argentino Gustavo Cochet, partiu de sua terra natal para a Europa, especificamente para a França, terra de seu pai, com o intento de se tornar pintor.
Durante a guerra o artista decidiu fechar as portas de seu ateliê em Barcelona por considerar que as pinturas de nada ajudariam a sociedade, e foi efetivamente neste período, que se dedicou exclusivamente a gravura. Trabalhou no Casal de la Cultura, espaço criado como retaguarda cultural da revolução.
As primeiras gravuras foram evidentemente dirigidas à crítica social, às difíceis relações humanas do período, e retratou em série, ao longo da guerra, as cenas que desnudavam a luta dos milicianos e milicianas combatendo as conspirações e traições dos detentores do poder, resultando em obras que refletiam os horrores e injustiças. Para realizar as gravuras da série intitulada Caprichos, Cochet utilizou a técnica de água-forte, e em algumas delas água-tinta e a gravura a açúcar.
A exposição é uma realização conjunta do Museu Lasar Segall – IBRAM – MinC em parceria com o Instituto Cervantes, Museo Gustavo Cochet e Ministério de Inovação e Cultura da província de Santa Fé / República Argentina). A série que compõe a mostra pertence ao Museo Cochet, em Rosário, Argentina
A exposição fica em cartaz até 22 de agosto e é uma ótima pedida para as férais de julho. O Museu Lasar Segall abre de quarta a segunda, das 11h às 19h (fecha às terças).
O museu fica na Rua Berta, 111 – Vila Mariana. Telefone: 2159.0400. Site: www.museulasarsegall.com.br

Foto 6

Foto 9

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados