Siga-nos

Ecourbis

Festas juninas podem ter itens reaproveitáveis

Publicado

em

Festas juninas e quermesses também podem ser sustentáveis. Essa celebração tipicamente brasileirai já é “amiga do meio ambiente” por valorizar a cultura regional, produtos alimentícios da época e fomentar ações coletivas em comunidade.

Mas, a atitude ambientalmente correta pode ir além. Uma das atitudes corretas é fazer a decoração usando retalhos, reaproveitando papel de revista e jornais para bandeirolas. É possível ainda fazer fogueiras usando gravetos e galhos retirados de jardinagem ou papeis já utilizados, sem recorrer à lenha tradicional.

Vale ainda lembrar que a soltura de balões é crime ambiental desde 1988. o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, que deixa claro que “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos, multa ou ambas cumulativamente. Denúncias podem ser feitas pelo 190 ou pelo disque-ambiente no 0800-11-3560.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados