Siga-nos

Cultura

Espetáculo traz o Cangaço ao teatro João Caetano

Publicado

em

Teatro na região é tudo de bom: cultura, com preço popular e que ainda não gera custos ou transtornos de deslocamento. Um bom exemplo é o espetáculo  “Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam”, da companhia Balagan, que está em cartaz no Teatro João Caetano, na Vila Clementino.

A peça, que estreou no dia 3 de Fevereiro e fica em cartaz até o dia 26, aborda a relação entre guerra, festa e fé, o espetáculo é narrado, cantado, tocado e dançado por dez atores que transpõem seus papéis e figuram entre guerreiros que seguem para a batalha, fiéis de uma procissão, uma família em festa, uma horda de cabras ou uma matilha de cães.

Inspirada nos modelos de pintura trípticos – um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice –, a peça é dividida em quatro partes compostas por cinco textos narrativos que não mantêm entre si uma relação temporal ou casual.

A representação do coletivo em deslocamento no palco é a marca do espetáculo sendo que, em alguns momentos, um ator se destaca para assumir a voz de um personagem para, em seguida, diluir-se novamente no grupo.

Outro destaque fica por conta do repertório musical, formado por cantos tradicionais que descrevem guerras, narram temas e lembram figuras ou obras referenciais da cultura brasileira.

Nos palcos desde fevereiro de 2016, o espetáculo foi indicado em três premiações: Prêmio Shell de Teatro nas categorias Iluminação, Figurino e Música; Prêmio IPCA na categoria Dramaturgia; e ao Prêmio Aplauso Brasil, indicado nas categorias Iluminação, Direção, Figurino e Espetáculo de grupo.

O espetáculo é indicado para maiores de 12 anos e os ingressos custam R$ 20 (meia a R$ 10). As apresentações acontecem às sextas e aos sábados, 21h, domingos às 19h.

O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – próximo à estação Santa Cruz do Metrô.  Mais informações pelo telefone: 5573-3774.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados