Siga-nos

Sem categoria

Eleitos conselheiros tutelares

Publicado

em

A maior participação na eleição para Conselheiros Tutelares da cidade, que terão como tarefa proteger os direitos de crianças e adolescentes de 2011 a 2014, foi registrada no Ipiranga. Vila Mariana e Jabaquara tiveram participação bem mais tímida.

Para se ter uma ideia, os cinco candidatos eleitos no Ipiranga totalizaram 5467 votos – e outras 20 pessoas ainda estavam na disputa, o que somou quase 8 mil presenças nas urnas. Já na Vila Mariana, os cinco primeiros colocados na votação não atingiram nem 10% deste total – somaram 536 votos. No chuvoso domingo, apenas 736 pessoas compareceram às urnas na Vila Mariana. No Jabaquara, os eleitos somaram 1426 votos, num total de 2509 eleitores locais.

Outra comparação: enquanto Monica dos Santos Soares, a mais votada no Ipiranga (e em toda a cidade), conquistou a confiança de 2805 eleitores, o campeão de votos da Vila Mariana, Renato Vieira de Aquino, teve apenas 163 votos e o do Jabaquara, Edmarco Souza Alves, 369.

Vale relembrar que a Vila Mariana esteve no centro das atenções, recentemente, no que se refere a políticas públicas para infância e adolescência, com amplo destaque pela mídia no trabalho do Conselho Tutelar local. A existência de crianças abandonadas e cometendo infrações no comércio da Rua Domingos de Moraes foi discutida por toda a sociedade, mas isso não resultou em maior participação para escolha dos representantes da sociedade para cuidar da infância na região.

No total, 1.009 candidatos concorreram e 138 mil eleitores votaram. Os novos integrantes dos Conselhos Tutelares da Capital tomarão posse no dia 18 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, 19h.

Em grupos de cinco, os 220 novos conselheiros escolhidos no domingo integrarão os 44 Conselhos Tutelares espalhados por toda cidade.

Após a posse, os novos conselheiros participarão de cursos de formação. Os conselheiros tutelares têm a função de acompanhar crianças e adolescentes e decidir, em conjunto, sobre qual medida de proteção adotar para cada caso.

Pelo Jabaquara foram eleitos Edmarcos S. Alves, Carlos P. Barreto, Luciana Domingues, Renato S. Pinto e Irene M. Dias. Na Vila Mariana, Renato V. de Aquino, Fernando R. Prata, Kátia Virginia Souza, Flávia de Almeida Dias e Ana Alves Dias.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados