Siga-nos

Urbanismo

Capacidade reciclar está esgotada na cidade

Publicado

em

Duas novas centrais de triagem de material reciclável estão praticamente aptas a começar a funcionar, perto da região: uma no Ipiranga e outra em Santo Amaro. Já questionada em ocasiões anteriores pelo jornal SP Zona Sul sobre a demora, em especial no caso da central Santo Amaro, a Prefeitura não explica as razões, nem dá prazos. A Agenda 2012, documento que estabelece as promessas de campanha que devem ser cumpridas durante o mandato do prefeito Gilberto Kassab, informa apenas que as centrais estarão funcionando até o fim do ano.

A meta 79 da Agenda prevê a construção de nove novas centrais, mas apenas quatro foram entregues e nenhuma delas fica próxima à região de Vila Mariana e Ipiranga. Outras promessas da agenda 2012 que poderiam ajudar a ampliar a coleta seletiva na cidade também estão em ritmo lento, como a criação de dois centros de capacitação para cooperados de reciclagem de lixo. Há atrasos ainda na implantação de mil Postos de Coleta Voluntária de Material Reciclável e de 61 ecopontos. Na Vila Mariana e no Jabaquara, a previsão anunciada pela Prefeitura de inaugurar dois ecopontos em dezembro do ano passado não se concretizou. Em toda cidade, menos da metade deles foi efetivamente inaugurada e quatro não têm nem endereço definido. Entretanto, a inauguração dos ecopontos e PEVs poderia complicar ainda mais a situação da coleta seletiva, já que não haveria capacidade para ampliar a triagem e encaminhamento deste material para a reciclagem efetiva.

No final de 2011, a Prefeitura anunciou um novo contrato de limpeza para a cidade, em que as empresas responsáveis pelo serviço deverão implantar os novos pontos de entrega voluntária.

Questionada sobre o impacto da medida na já esgotada capacidade de triar o material, a Secretaria de Serviços e Obras informou que a Prefeitura mantém esforços para ampliar o programa e, a curto prazo, vai implantar outras quatro novas Centrais de Triagem, das quais uma já se encontra com suas obras em fase final, na região da Lapa, além de já ter iniciado os processos de desapropriação de áreas para a instalação de mais oito centrais. Com isto, a administração municipal espera ampliar o atendimento, com um serviço de qualidade.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados