Siga-nos

Educação

Zoo lança campanha que divulga projetos de conservação

Publicado

em

De uns anos pra cá, a função dos zoológicos vêm sendo questionada por parcela do público, que lamenta ver animais confinados. Em sua defesa, entretanto, várias instituições do tipo pelo mundo, inclusive a de São Paulo, defendem que ali é feito um trabalho de educação ambiental, estudos para conservação em todo o planeta.

Para que o público possa conferir mais de perto esse trabalho, o Zoológico de São Paulo acaba de lançar a Campanha “Quarta-feira da ConservAÇÃO”, que abordará a importância dos zoológicos na conservação das espécies e como a Fundação tem contribuído efetivamente nesse sentido. Além disso, a campanha busca gerar uma reflexão sobre como as atitudes humanas podem impactar, positiva ou negativamente, a biodiversidade.

A campanha deve se estender até dezembro e terá uma programação especial de atividades educativas sempre às quartas. Vale ressaltar que neste dia da semana, todos os visitantes pagam meia (somente para a visitação ao Zoológico e na bilheteria principal). Quem já paga meia não terá desconto adicional.

A campanha começou em agosto, com a comemoração dos 50 anos de existência do PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga). O destaque do trabalho de conservação ficou para as pesquisas conduzidas com a fauna residente deste remanescente de Mata Atlântica na cidade, com destaque para o macaco bugio.

Em setembro, o foco será no trabalho desenvolvido com o Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), espécie considerada “Em Perigo de extinção” e endêmica da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil. Uma das ações de conservação estabelecidas para o sagui-da-serra-escuro é a manutenção de populações ex-situ por meio de reprodução de indivíduos geneticamente viáveis. A espécie foi integrada ao plantel do CECFAU (Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo) em 2018, após a oficialização do Plano de Cativeiro, recebendo o primeiro casal para reprodução. Em poucos meses, alcançou-se o sucesso no manejo reprodutivo, registrando o primeiro nascimento no local.

A apresentação acontecerá no Recinto dos micos-leões, na Alameda Aves; das 10h às 12h e das 13h30 às 15h.
Em outubro, o destaque será para a Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari): espécie endêmica da Caatinga baiana e classificada como “Em Perigo de extinção” pela IUCN – International Union for Conservation of Nature. O Zoo de São Paulo é a única instituição no Brasil a alcançar o sucesso na reprodução da espécie. E em novembro o público conhecerá o Programa de Conservação da Perereca-pintada (Aparasphenodon pomba), classificada como “Criticamente ameaçada de extinção”; e em dezembro o Cágado-do-paraíba (Mesoclemmys hogei): espécie “Criticamente ameaçada de extinção” e endêmica da bacia do rio Paraíba do Sul

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo fica na Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda. Fone: (11) 5073-0811.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados