Siga-nos

expirado

“Xepa”: interesse em sobras da vacina gera corrida às Unidades de Saúde em bairros

Publicado

em

Nos últimos dias, gerou muita ansiedade e confusão a notícia de que a Prefeitura utilizaria doses de sobra dos frascos abertos diariamente para imunizar qualquer pessoa acima de 18 anos. Depois, ficou definido que deveriam ser vacinadas apenas pessoas acima de 60 anos.

Muitos idosos que ainda não estão nos grupos já agendados, ou seja, com idade entre 60 e 80 anos, passaram a buscar as unidades Básicas de Saúde para registrar interesse nas doses extras, que logo ganharam o apelido de “xepa”.

O Jornal São Paulo Zona Sul questionou a Secretaria Municipal de Saúde se essa busca pelas unidades de saúde por grupos de risco não seria desaconselhável no momento, já que pode causar filas e aglomerações, aumentar a circulação dessa população pela cidade. E também se o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br não seria o suficiente para convocar nessas situações pontuais

A Secretaria informou que a eventual sobra de dose da vacina contra a Covid-19 no final do dia em qualquer equipamento de Saúde da capital prioriza os idosos acima de 60 anos e os profissionais de Saúde, moradores da área de abrangência da Unidade.

E complemetou que, para a organização, o Equipamento deverá manter a lista de espera com os usuários elegíveis em seu território com telefones para convocação deste público e/ou a população pode também entrar em contato com a Unidade mais próxima de sua residência e deixar os seus dados pessoais. Nem sempre há doses excedentes nas Unidades.

Acrescenta que é importante esclarecer que a medida segue as diretrizes do instrutivo da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), quando houver frasco de vacina aberto no fim do expediente, para que não haja qualquer desperdício de dose.

E finalizou explicando que, caso a UBS/Unidade tenha dificuldade em destinar essas últimas doses, deverá entrar em contato imediatamente com a Supervisão Técnica de Saúde de sua região, para apoio no direcionamento e utilização destas doses. Nenhuma dose viável deve ser desprezada.

O Governo do Estado de São Paulo já anunciou a vacinação para grupos de idosos entre 77 e 79 anos de idade, que começa em 3 de março, quarta-feira. A expectativa é de que nos próximos dias sejam anunciados novos grupos.

Também vale ressaltar que o início da vacinação do grupo acima de 80 anos, no sábado, 27, já gerou grandes filas, especialmente nos postos de drive-thru. Com mais grupos previstos para o dia 3, a probabilidade é de que as filas continuem e poucas doses sobrem nas UBS, tornando a “xepa” ainda mais difícil.

Assim como é difícil conter a ansiedade – e isso é compreensível – mas talvez o ideal seja aguardar o anúncio para novas datas incluindo outras faixas etárias acima de 60 anos. .

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados