Jornal São Paulo Zona Sul

Você sabe o que é filtro de luz azul?

Escolher uns óculos com filtro de luz azul não ajuda somente a evitar a fadiga ocular provocada por celulares, computadores ou tablets, mas também melhora o funcionamento do nosso sistema circadiano. Isso porque quando usamos aparelhos eletrônicos por muito tempo (principalmente à noite) a produção de melatonina é bloqueada.

A melatonina é responsável por regular nosso sono e quando mexemos no celular antes de dormir, ocorre um desequilíbrio na produção desse hormônio.

O resultado é que ficamos vidrados e queremos rolar a tela cada vez mais. Parece que depois é ainda mais difícil conseguir dormir, não é mesmo?

Então continue acompanhando porque vamos trazer a explicação do que acontece em detalhes!

O que é a luz azul?

Existem dois tipos de luz azul: a luz azul turquesa e a luz azul violeta.

A luz azul violeta é prejudicial para nossos olhos e, conseqüentemente, é a que mais somos expostos diariamente.Essa luz está nos aparelhos eletrônicos que usamos todos os dias: celulares, computador, tablets, dentre outros. Ou seja, não dá para escapar porque ela está em toda parte.

A luz azul violeta também bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina que é responsável por induzir nosso sono. E ao usar aparelhos como Smartphone antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo de que é dia e estamos acordados. Dessa forma, causando insônia e impedindo que tenhamos uma boa noite de sono.

Pesquisadores de Harvard conduziram um experimento comparando os efeitos de exposição à luz azul e à luz verde (comum), de brilho comparável, durante 6,5 horas. O que eles concluíram foi que a luz azul suprimiu a melatonina por cerca de duas vezes mais que a luz verde e alterou o ritmo circadiano em duas vezes mais.

Simplificando: seu ritmo de sono é de horas e reduziu para 1,5 horas de sono. Ou seja, de dia produzimos a melatonina naturalmente devido à luz do sol (luz azul turquesa). Já à noite essa produção para, justamente porque não estamos em contato com a luz azul boa.

Mas, quando usamos o celular, há o estímulo de produção pelo contato da luz azul ruim (luz azul violeta), por isso que perdemos o sono. Por isso, existem maneiras de evitar que essa luz azul ruim prejudique nossos olhos, como o uso de óculos com filtro de luz azul. Acompanhe os benefícios que vamos te mostrar.

Óculos com filtro de luz azul

Usar óculos com filtro de luz azul é super importante, mesmo que você não tenha grau. Os efeitos da exposição prolongada à essa luz são a fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça constantes.
Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos. Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.
Esse tipo de lente filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue na retina.

Ou seja, essas lentes bloqueiam a luz nociva (luz azul violeta) e deixam passar apenas a luz azul boa para visão (luz azul turquesa).
Assim, nossa visão não é prejudicada e enxergamos com melhor nitidez.

Podemos concluir que os benefícios dos óculos com filtro azul são:

• diminui a fadiga ocular;
• melhora a qualidade do sono;
• reduz ou até mesmo elimina as fortes dores de cabeça;
• melhora a produção de melatonina (hormônio que regula o sono);
• evita efeitos a longo prazo na retina (catarata ou degeneração macular).

Algumas das lentes de filtro Azul que trabalhamos aqui na Óticas Diniz Vila Clementino:

• Essilor – Tratamento Antirreflexo Crizal Prevencia
• Hoya – Tratamento Antirreflexo Blue Control
• Zeiss – Tratamento Antirreflexo DuraVision Blue Protect
Venha até a Ótica Diniz da Rua Pedro de Toledo, 946 – e conheça nossa lente de filtro Azul. Seus olhos irão agradecer.

Comentar

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!