Siga-nos

Segurança

Você realmente conhece o vigia noturno que atua em sua rua?

Publicado

em

Sabe aquele apito que você ouve todas as noites? Pode ser também uma buzina curta, de uma moto. Em geral, é assim que agem os guardas noturnos que se espalham por diversas ruas da região. Todos os meses, eles passam nas casas de determinados trechos de cada bairro, cobrando um valor pela vigilância prestada durante o período. Os valores costumam variar entre R$ 20 e R$ 70, na região, segundo informações de moradores de diferentes ruas, ouvidos pelo jornal S. Paulo Zona Sul.

Na Vila Guarani, moradores contam que um homem começou a atuar por ruas próximas à Praça Nova América e, só depois de um mês passando pelo bairro e usando seu apito, no horário noturno, é que ele começou a passar pelas casas. Em vez de oferecer seus serviços antecipadamente e negociar valores com os moradores, ele já teria chegado cobrando a quantia que estabeleceu unilateralmente.

“Os moradores têm que orientar esse senhor a comparecer à delegacia e fazer seu cadastro. Só então poderá trabalhar. Caso não aceite a determinação, poderemos até efetuar sua prisão”, explica o delegado titular do 35° Distrito Policial, dr. Genésio Leo Jr. Ele alerta, aliás, moradores de toda a região para que ajam da mesma forma com os vigilantes que atuam em suas ruas. “Será que alguém que paga o guarda noturno na região sabe o nome completo dele, seu endereço, telefone?”, questiona.

Só na região do Jabaquara, estima-se que existam mais de 50 vigilantes particulares trabalhando. Mas, no 35° DP, apenas três são cadastrados. Na avaliação do delegado, a atuação desses profissionais pode até ser benéfica para a segurança, desde que haja este cadastro. “Do jeito que as coisas estão hoje, a população nem sabe qual o histórico profissional destes vigilantes, desconhecem se têm algum antecedente criminal e nem contam com dados para um eventual contato”, diz dr. Léo.

Em alguns casos, quando há crimes como, por exemplo, o roubo a uma residência quando uma famíila está de férias, a suspeita recai sobre vigilantes. “Se isso acontece, como o morador vai poder colaborar com a polícia, se ele não tem certeza nem do nome do vigilante?”, alerta o policial.

O cadastro ainda é positivo porque os moradores que optam por não contratar os serviços de vigilância particular podem se sentir mais seguros. “E para os vigilantes, o fato de se cadastrar na delegacia também é muito positivo, garante mais credibilidade”, conclui dr. Léo.

Endereços das delegacias

Confira seu bairro e oriente o vigia de sua rua a comparecer ao Distrito correto:

Jabaquara – 35 DP – Av. Eng. George Corbisier, 322 – Telefone 5012-0763.

Vila Mariana – 36 DP – Rua Tutóia, 921. Telefone 3884-4229.

Saúde – 16 DP – Av. Onze de Junho, 89. Telefone: 5573-0363.

Indianópolis, parte do Planalto Paulista – 27 DP, Rua Demóstenes, 407. Telefone 5543-2727

Cidade Vargas-Americanópolis – 97 DP, Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (entrada pelo viaduto Mateus Torloni). Telefone: 5588-4841

Advertisement
43 Comentários

43 Comments

  1. Fernando

    22 de outubro de 2016 at 22:50

    Se existe 50 vigilantes e somente 3 são cadastrados na delegacia de polícia, porque a polícia não toma uma atitude?

  2. Sultao

    8 de agosto de 2017 at 19:00

    Sou Guarda noturno 9 anos
    E somos honestos
    Sou cadastrado

    • Fernando

      19 de março de 2019 at 0:15

      Qual regiao vc atua?

    • Igor Pocchini

      3 de novembro de 2019 at 11:42

      existem os honestos e existem os que são comparsas de ladrões, que bom que é honesto e tem cadastro na polícia, não sei se vc faz isso, mas quando vai nas casas oferecer sua simples vigilância, ofereça um cartão com teu nome completo, endereço e telefone, isso reforça a confiança e credibilidade. E se algum morador não quiser te pagar? o que vc pensa a respeito?

    • Paulo Caliman

      27 de agosto de 2020 at 1:16

      Na minha opinião não serve pra nada…só ficam apitando e atrapalhando o sono e descanso , foi solicitado a um sujeito desses que manerasse no apito , pra que , ai fez pior.

  3. matheus

    21 de fevereiro de 2018 at 1:18

    vou dizer o seguinte e é muito óbvio isso: vocês passam apitando nas ruas, passam de hora em hora, o ladrão sabe que tem uma hora pra agir até passarem de novo, eu não quero minha casa assaltada por causa da irresponsabilidade dessa merda de apito. não sabem trabalhar em silêncio??????????????????????? porque se alguém entrar na minha casa, o processo será pra cima de vocês, uma vez que tenho câmeras infra vermelho que vê a placa da moto e o horário que passa. é ridículo esse apito nas ruas, se não sabem fazer o serviço em silêncio, vão trabalhar no circo pq lá apito é bem vindo ou monitor de escola que também adora apito. acho que fui claro,

    • JOAOPEDRO

      6 de julho de 2019 at 22:43

      AQUI E MESMA COISA ESSA MERDA APITO

    • Igor Pocchini

      3 de novembro de 2019 at 11:43

      sim, bem lembrado, o apito avisa de longe que o guardinha ta passando, avisa o ladrão quando se esconder.

    • Natália

      18 de março de 2020 at 7:43

      Se ele trabalhar em silêncio vc provavelmente vai Dizer que ele não tá trabalhando, pensa mano … São só pessoas trabalhando honestamente , vc preferia que eles tivesses roubando ? Não né, então fica calado é deixa as pessoas trabalhar …

  4. Francisco de Assis Félix da glória

    4 de abril de 2018 at 20:30

    Nem todos somos enguais por tanto trabalhamos por todos mesmo q não goste da jente q Deus a abençoe a cada hum

  5. Marcos

    10 de julho de 2018 at 2:40

    Homem guerreiros

  6. Valdir

    11 de julho de 2018 at 16:56

    Moro em Sumaré quero trabalhar de vigilante noturno alguém poderia me arruma este emprego..obs tenho cursode vigilante . em dia

  7. Carlos Aguiar

    31 de janeiro de 2019 at 3:21

    Boa noite, o meu nome Carlos, sou vigilante noturno, concordo plenamente com Dr, eu tem CNPJ de segurança, lá tem o meu endereço completo. Pago os meus impostos enfim é muito bom trabalhar legalizado.

  8. Mohamed

    13 de fevereiro de 2019 at 22:49

    Só servem pra atrapalhar o sono das pessoas durante a madrugada. Quando tem alguma ocorrência some todo mundo.

  9. Alaya Dullius

    21 de fevereiro de 2019 at 22:44

    Atrapalham meu sono a 1 ano. Acordo quase toda madrugada com o coração palpitando de susto ao ouvir o apito alto, a 1h da manhã, as 5 da manhã. Não conheço quem são os vigias, não sei que treinamento e procedência possuem, não pago e não gosto da presença deles

    • Paulo Caliman

      27 de agosto de 2020 at 1:21

      O pior que as autoridades nada fazem

  10. Elaine

    17 de março de 2019 at 5:29

    Na Cecap não passou guarda noturno até agora se passar gente buzina pra saber que é vcs é na Cecap meu bairro é muito perigoso fica fazendo barulho então passe ou buzina fazendo favor

  11. Elaine

    17 de março de 2019 at 5:36

    Não está passando no meu bairro mais vigia noturno eu não pago mais o bairro Cecap aqui houve uns barulho estranho por favor buzinar alto no meu bairro quando estiver passando

  12. Fábio

    1 de abril de 2019 at 8:37

    Aqui no Jardim Consórcio, esse serviço não é Fiscalizado e a Sirene é tocada insistentemente de 3 a 4 vezes nas ruas durante a Madrugada perturbado o sono dos Moradores.
    Onde denunciar e evitar repreensão dos tais Vigilante, que para mim são bandidos de Milícias.

  13. Fabio

    1 de abril de 2019 at 8:39

    de acordo.

  14. Sergio

    3 de junho de 2019 at 21:42

    Pois não servem para nada a não ser perturbar o sono dos moradores e avisar os bandidos onde está para dar-lhes tempo de agir

    E outra, se querem apitar para quem os paga que vão na porta destas pessoas e apitem em seus ouvidos, os demais cidadãos tem o DIREITO de um sono tranquilo sem essa maldita buzina, sirene ou apito de hora em hora

  15. Julia

    13 de agosto de 2019 at 22:33

    Convivo com este vigia de moto há anos. Pra mim especificamente este ruído do apito é perturbador, me adoeceu. Como moro quase de esquina meu quarto pega o barulho da rua da frente e da lateral. Começa as 21H e nesse primeiro horario ele passa de 5 em 5 minutos. Depois de 20 em 20. Mesmo com o som da tv o ruido so nao e percebido se ela estiver alta. Ha dois anos minha janela foi isolada com espuma e não abro mais. As vezes durmo com o ventilador ligado. Outras uso protetor de ouvido que me desencadeou enxaqueca. Tambem tomava remédio para dormir e ansiedade que essa dificuldade de aceitação do barulho exigiu. E não tem mais alternativa pra mim, sou refem desse vigia.

  16. Eulália eulaliademarco

    18 de setembro de 2019 at 21:52

    Gostaria de saber onde posso reclamar pq não consigo dormir ele passa de cada 3 a 5 minutos e apita muito alto

  17. Larissa Varriny

    2 de novembro de 2019 at 1:23

    Estrs cidadãos que não conseguem emprego se tornam vigias não sei do que para terem uma renda, não tem curso de nada, não tem formação, não são legalizados. Sinceramente não sei qual a função deles além de infernizar a vida dos moradores.Minha vontade é colocar todos em um quarto e ligar a sirene da moto por 36 horas sem parar, depois gostaria de ouvir a opinião de cada um sobre este barulho infernal.

  18. Igor Pocchini

    3 de novembro de 2019 at 11:37

    faltou dizer algo muito importante, que ao se contratar esse tipo de segurança particular pode ser um risco, porque as pessoas não conhecem os vigias e eles podem ser comparsas dos ladrões. Assim como a máfia sempre fez, onde aqueles que não topam pagar tem a casa vulnerável a roubos e até a pichação. Esta atividade deve ser sempre investigada pela polícia para separar quem é honesto e quem é comparsa de ladrão.

  19. Igor Pocchini

    3 de novembro de 2019 at 11:46

    esqueci de falar no meu comentário anterior que o apito que esse motoqueiros usam, serve de aviso aos ladrões da proximidade deles, dando tempo deles se esconderem ou disfarçarem que são apenas transeuntes. Além disso, os apitos incomodam muito, passam a ser mais poluição sonora e justamente na hora que as pessoas tem para dormir e descansar do estresse diário.

  20. Augusto

    18 de março de 2020 at 9:35

    Houve um roubo de um carro na minha rua as 03hs da manha, e pelas cameras, vimos que o guarda noturno ficou em uma ponta da rua esperando, como se estivesse dando cobertura, enquanto um guincho colocava o carro em cima no final da rua !
    Como denunciar, e ver se o guarda noturno tem autorização de ficar andando nos bairros !?!?!

    • Jornal Zona Sul

      18 de março de 2020 at 11:02

      É preciso procurar a delegacia do bairro, registrar a ocorrência e também lá será possível verificar se o guarda noturno tem autorização para trabalhar na área

  21. Marli

    30 de março de 2020 at 23:10

    Gente! E a lei do psiu??? E um inferno esses motoqueiros subindo e descendo a rua, buzinando sem parar, pelo amor de Deus o que é isso. Acordar com esse monte de buzinas na orelhas toda hora, alguém pode me falar sobre isso??? Incomoda as pessoas, acordamos no meio da noite com esses, parecendo desordeiros, tirando a paz. Por favor

  22. Regina

    30 de abril de 2020 at 16:02

    Vigia de rua idoso passa o dia inteiro com rádio ligado num volume absurdo e fala aos berros com todos que passam pela rua. Um dia pedi para ele falar mais baixo para conseguir trabalhar e ele me mandou tomar naquele lugar. Super mal educado. Está há mais de 30 anos no local, herdou o posto do pai que trabalhou outros tantos anos nesta rua. Acha que tem direitos maiores que os novos proprietários. Aliás, foi ele quem me disse isso.
    Sou nova no bairro e estou abismada com isso, jamais imaginei algo assim em uma cidade com SP.
    Como tirar este cidadão?

  23. EDER WILLIAM CAMARGO

    18 de maio de 2020 at 14:39

    Atuo em Guarapuava- Paraná desde 2.005!Tenho mais de 100 contribuintes!Todos me conhecem e sabem onde moro!Transparência é fundamental!

  24. Roberto

    15 de junho de 2020 at 22:05

    eles ganham de 20 a 70 reais por pessoa?

    • Paulo Caliman

      27 de agosto de 2020 at 1:23

      Trouxa quem paga

  25. João da motinha

    15 de junho de 2020 at 22:18

    Estou pensando em trabalhar com isso, mas eles ganham por pessoa ou hora?

  26. Guarda noturno

    8 de agosto de 2020 at 17:27

    Vc falou a verdade, nós guardas vigiamos os patrimônios a noite inteira, diversas vezes impedir que casas e comércios fossem furtados. Trabalhamos com o sistema de ronda e vigilância.
    Auxiliando as forças de segurança.Trabalhamos honestamente
    Credenciado
    Tem gente que acha que é so apitar, mas quando ouve o apito ta em casa deitado ja de certeza né.
    Fiquem com Deus

  27. Guarda noturno

    8 de agosto de 2020 at 18:18

    Nós guardas vigiamos os patrimônios a noite inteira, diversas vezes impedir que casas e comércios fossem furtados. Trabalhamos com o sistema de ronda e vigilância.
    Auxiliando as forças de segurança.Trabalhamos honestamente
    Credenciado
    Tem gente que acha que é so apitar, mas quando ouve o apito ta em casa deitado ja de certeza né descansando, enquanto vigiamos o seu sono
    Fiquem com Deus

  28. Paulo Caliman

    27 de agosto de 2020 at 1:14

    Na minha opinião não serve pra nada…só ficam apitando e atrapalhando o sono e descanso , foi solicitado a um sujeito desses que manerasse no apito , pra que , ai fez pior.

    • BRUNO

      22 de setembro de 2020 at 16:44

      Já morei em diversos bairros e sempre paguei os serviços de vigilante. Deixam suas familias em casa para de alguma cobrir o buraco deixado pela segurança publica. Pois muitas vezes antes de chegar do trabalho assim como minha esposa, ligo para ele dar cobertura na chegada, o que nenhum policial faz, e alem do mais quando viajo ja deixei aos cuidados do viagia noturno e nunca tive problema. Quanto aos apitos tenho vizinhos que fazem questao que o guarda apite pois eles querem ver se ele está trabalhando. Pra mim tanta faz apitar ou nao, as vezes que precisei fui atendido e isso que importa. Acho que deveriamos valorizar mais o trabalho deles.

  29. João Marcos Santos

    2 de dezembro de 2020 at 18:20

    Aqui na Vila Progresso em São Miguel Pta divisa de Itaquera a sirene do vigilante só serve para agitar os cachorros dos moradores e retardar o meu sono, incomoda demais.
    Outro fator é que em nada serve para o bairro, há uns 4 anos atrás uma sequência de furtos noturnos ocorreu em residências da quadra que antecedia a nossa, um verdadeiro homem aranha e sempre entre 3:00 e 3:40 da manhã e ouvíamos a sirene do vigiliante bem longe durante os roubos, no dia seguinte vinham os moradores nos pedir imagens das câmeras para efetuarem B.O. . Sabem como isto só foi resolvido?Com uma conversa com um amigo meu da Rota, a ganguezinha que subia em paredes,telhados e invadia as casas na madrugada foi extinta, se dependesse do vigilante estavam efetuando até o presente.

  30. Júlia

    31 de julho de 2021 at 21:54

    Esse comportamento é de milícia. Não existe vigilante se o cidadão paga impostos referentes a segurança pública. Além disso o maquinário do Estado conta com a GM e a PM, então se existe o serviço público o que de fato é o vigilante senão um miliciano ?

  31. Marcos

    27 de dezembro de 2021 at 0:27

    Sempre achei esse trabalho desnecessário, além do próprio “vigia” estar correndo o risco de ficar sem a moto e os seus pertences. Se a polícia que é preparada para enfrentar toda e qualquer situação de risco, leva tiro, e ainda sai ferido, imagina o cara que tem como arma um apito, ou uma sirene.
    Isso é coisa de décadas atrás, hoje é uma coisa totalmente desnecessária.

  32. Victor M.

    16 de março de 2022 at 20:54

    Delegado dizer que guarda noturno tem que fazer cadastro? infringindo Art. 328 – Usurpar o exercício de função pública é estranho. Outra coisa o poder municipal não deveria deixar esse tipo de milícia noturna se infestar nos bairros, o legislativo municipal era ara criar leis para coibir esse tipo de abusos, apitos infernais tirando o sono reparador da comunidade e causando um problema maior de saúde pública. Exdrúxulo e estúpido ainda existir esse tipo de problema nas cidades. Uma vergonha!

  33. Emanuel

    28 de janeiro de 2023 at 2:33

    São tudo mala, não resolvem nada, sem postura, nem falar sabem, falam tudo puxado, são comparsa dos ladroes passam a fita avisando que você saiu para o robarem
    Em Ipiranga no Paraná foi pego um vagabundo roubando aí ele contou que o guardinha dava uns troco pra ele compra pedra, sabem onde tá o guardinha hoje? Atrás das grades vendo o sol nasce quadrado
    Tem que mete a mão na fuça desses babaca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados