Siga-nos

Cultura

Virada Cultural pode ser curtida com tranquilidade

Publicado

em

Quem não gosta de aglomerações tem diversas opções na região. Virada Cultural acontece neste fim de semana, dias 16 e 17 de abril

Tem muita gente que, embora curta uma programação artística de qualidade, não quer nem ouvir falar em Virada Cultural. Isto porque, logo vem à mente as imagens do centro da cidade lotado, lixo pelas ruas ou até eventuais brigas em meio àquela multidão em frente aos palcos montados pela Prefeitura. Mas, o que esses temerosos desconhecem é a agenda paralela da Virada, que se espalha por espaços culturais fechados como a Cinemateca, a Casa das Rosas, as casas históricas da cidade e as unidades do Sesc. E há eventos tanto durante o dia quando na madrugada, para atender diferentes expectativas. Assim, neste fim de semana, dias 16 e 17, só não se diverte e aprende quem não quiser.

Sesc

Na mega unidade, a programação é de virada mesmo. Começa só às 18h do dia 16, atravessa a madrugada e termina 24h depois, às 8h do domingo. Tem teatro para toda a família, com peças como As Conchambranças de Quaderna, Lolo Barnabé, Bufonarias II, O Doente Imaginário e Causos de Alexandre, além do show musical com o grupo The Soundtrackers. Exibições de filmes e contações de histórias também vão rolar por lá.

Uma dica bem legal é conferir As conchabranças de Quaderna, baseada em texto de Ariano Suassuna, com Leonardo Brício no elenco. O espetáculo reúne duas peças numa só, ligadas por um mesmo narrador, Dom Pedro Diniz Quaderna, personagem principal do famoso romance. A montagem é inspirada nos circos e danças populares esão utilizadas placas que correm, cobrindo e descobrindo os atores, criando assim uma ilusão de magia e um ritmo próprio. Terá apresentações grátis dias 16 (sábado, às 21h) e 17 (domingo, às 18h). Não é recomendada para menores de 14 anos.

Outro destaque é o show dos Soundtrackers. O repertório é todo baseado em trilhas sonoras do cinema pop contemporâneo como ‘Footloose’, ‘De volta para o futuro’, ‘Rocky – um lutador’, ‘Sem destino’ entre outros, com trechos dos filmes projetados no telão e seus integrantes devidamente paramentados com o figurino dos personagens. Será no sábado, 16, às 23h30. Não recomendado para menores de 12 anos.

O Sesc fica na Rua Pelotas, 141. Tel: 5080-3000.

Casa das Rosas

Na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37), os destaques são Nuno Mindelis às 19h e o já famoso Sarau da Casa, que começa às 22h à meia-noite. Na madrugada, tem recital multimídia da Mallarmídia à 0h30, e André Parisi & Grupo Língua Brasileira, 2h.

Cinemateca

Outro endereço indicado para os amantes da cultura é a Cinemateca Brasileira, onde haverá dois programas distintos. O programa Música de Ficção reúne uma seleção de comédias e dramas protagonizados por astros do pop, rock, country, soul e jazz que só existem do lado de lá da tela do cinema. Os artistas são puramente fictícios, mas a qualidade das performances musicais é de fazer inveja a muitos músicos veteranos da vida real.

 

Já o programa Mochila – Concertos ao Vivo reúne quatro documentários musicais, produtora audiovisual especializada em música, sediada em Londres, fundada em 1997 pelos fotógrafos Eric Coleman e Brian Cross (conhecido como B+). São registros de shows ao vivo que aproximam o universo do jazz ao do hip-hop, apresentando performances históricas de nomes como Mulatu Astatke, Arthur Verocai, Wilson das Neves, João Parahyba, Cut Chemist e Paul Humphrey.

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana. Fone: 3512-6111 (ramal 215).

Casas históricas

Nos dias 16 e 17, as casas históricas do Museu da Cidade de São Paulo oferecem visitas temáticas baseadas em seus respectivos acervos.

Na Casa do Sítio da Ressaca, a visita terá como tema “A Metamorfose das Palavras”. O objetivo é fazer pensar sobre a construção da Língua Portuguesa de hoje e como seria se fosse possível recuperar os sons do passado do Sítio da Ressaca.

A casa fica na Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3, Jabaquara, Zona Sul. Tel.: 5011-7233. Horário das visitas: 9h, 11h, 13h e 15h.

Já na Casa Modernista, o tema é “Mina Klabin e o Paisagismo Moderno”. Mina era a esposa do arquiteto Gregori Warchavchik e foi a criadora dos jardins ao redor da casa, um reduto verde de 12.800 metros quadrados. A  atividade visa a discutir as influências do Modernismo na arquitetura e no paisagismo.

A Casa Modernista fica na Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana. Tel.: 5083-3232. Horário das visitas: 9h, 11h, 13h e 15h.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados