Siga-nos

Saúde

Vila Mariana terá Centro de Referência do Idoso

Publicado

em

Proporcionar assistência integral à pessoa idosa, com atendimento totalmente gratuito através do Sistema Único de Saúde. Assim pode ser resumida a missão dos Centros de Referência do Idoso (CRI), implantados pela Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente existem apenas dois deles na capital – um na Zona Norte e outro na Zona Leste de São Paulo. Mas, uma terceira unidade está sendo criada na Vila Mariana.
O CRI Zona Sul vai ficar na esquina das ruas Domingos de Moraes com Monsenhor Vicente, perto das ruas Sena Madureira e Maurício Klabin. Ali funcionava até o início do ano passado o CS I Lívio Amato. A desativação gerou aumento da demanda por saúde básica em outras unidades da rede e algumas queixas de usuários.
Lá também funcionava uma farmácia que distribuía remédios de alto custo, que chegou a ser alvo do ataque de assaltante em diferentes ocasiões. A farmácia, por sua vez, foi transferida para um prédio na Avenida Dr. Altino Arantes, 1344, inaugurado em março de 2014.
O Centro de Referência do Idoso só vai atender pessoas com mais de 60 anos e que já tenham passado previamente por atendimento em Unidades Básicas de Saúde, as UBS’s, para acompanhamento médico.
Mas a comunidade de forma geral pode participar de campanhas de prevenção, palestras e diversas atividades que são promovidas com regularidade nos CRIs.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os Centros contam com espaços destinados à assistência social, oficinas, lazer, apoio familiar e Infocentro, área que oferece computadores com acesso à Internet – tudo gratuitamente.
Entre as atividades e cursos, nos centros já existentes já salas de leitura, aulas de coral, pintura, crochê e outros cursos. Há ainda promoção de bailes da terceira idade semanalmente. Para participar, basta haver vagas disponíveis e fazer inscrição antecipada.
Na área médica é oferecido atendimento em geriatria, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, urologia, neurologia, odontologia (colocação de prótese dentária), psicologia e audiometria, além de setores com terapia ocupacional e assistência social.
Os CRIs em funcionamento abrem de segunda a sexta, das 7h às 19h.
O CRI Zona Sul está em obras desde fevereiro do ano passado e a previsão era de conclusão até março deste ano. Entretanto, até agora não há previsão oficial de inauguração e a Secretaria não informou o cronograma das obras. A reforma do prédio está custando mais de 7,3milhões de reais.
O Centro de Saúde I Dr. Lívio Amato vinha sendo gerenciado, desde 2007, pela Associação Paulista pelo Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e era responsável por mais de 60 mil atendimentos por mês. Os demais CRIs são administrados em parcerias com Organizações, mas também não foi informado ainda quem gerenciará a unidade após sua inauguração
Mas, pessoas acima de 60 anos já representavam o maior público atendido no local. A Secretaria de Estado da Saúde não divulgou a previsão de atendimentos mensais para a nova unidade, quando em funcionamento. Nas outras em funcionamento na cidade são cerca de 24 mil atendimentos com aproximadamente 2400 consultas médicas mensais.
O Centro de Saúde da Vila Mariana existe desde 1961, mas o prédio atualmente em reforma foi construído em 1975 para abrigar o atendimento em saúde no bairro.
A denominação CS I Lívio Amato data de 1993 e, de lá para cá, diversas alterações administrativas e de gerenciamento aconteceram no local.

 

Desde o final de 2013, os usuários do CS Lívio Amato foram avisados de que a unidade fecharia para reforma. As obras começaram em fevereiro de 2014 e já deveriam ter sido concluídas. Agora, o prédio abrigará o CRI Sul ou CRI Vila Mariana

 

 

Farmácia de alto custo agora está na Av. Dr. Altino Arantes

Com o fechamento do CS Lívio Amato, também deixou de funcionar ali a distribuição de medicamentos de alto custo. Mas, este serviço continua a ser prestado na região.
Em março de 2014 foi inaugurado o Posto de Saúde – NGA Vila Mariana, na Avenida Dr. Altino Arantes, 1344, Vila Mariana, sob gestão da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina).
Os remédios de alto custo são distribuídos gratuitamente para quem tem a carteirinha do SUS, que pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), por qualquer cidadão ou seus dependentes. Mas, a indicação será sempre feita e acompanhada por médicos, após consultas.
O Serviço é disponibilizado pelo Ministério da Saúde, do governo federal, em conjunto com os estados e prefeituras.
Entre os remédios de alto custo, estão aqueles para o tratamento da Doença de Alzheimer, para esquizofrenia, epilepsia, esclerose múltipla e diversas outras doenças, muitas delas consideradas mais raras e com medicamentos muito caros, de uso crônico (exemplos: insuficiência renal crônica, hepatite viral B e C, osteoporose, problemas de crescimento, espondilite anquilosante, artrite reumatóide, imunossupressão em transplantados renais etc.
Outras informações no local, pelo telefone 5074-4700 ou email vilamariana@ceaf.spdm.org.br.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. edna

    19 de outubro de 2017 at 6:57

    Fui solicitar remédio para artrite reumatoide na nga de v. mariana e me senti torturada. A medica rejeitou o pedido do med. pq na receita estava 500 mg ao invés de 2 cx de 250. Tenho o sentimento de tortura naquele local. Irei me internar hj pelas dores q sinto provenientes da longa espera e sobe – desce escadas. Ficarei sem medicamento por falta de condições de retornar lá este mês. As dores de quem tem artrite reumatoide são terriveis mas parece que desconhecem isso.

  2. Beth Oliveira

    28 de outubro de 2019 at 23:20

    Bom dia!
    Gostaria de saber, qual o procedimento para adquirir aparelho auditivo para minha mãe!!

    Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados