Serviço
Vila Mariana tem mutirão de CadÚnico
Ação será realizada das 8h às 17h desse domingo, 22, no Descomplica Vila Mariana e também em outras unidades
A Prefeitura de São Paulo promove, neste domingo (22), a sexta edição do mutirão para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias de baixa renda. A ação será realizada das 8h às 17h nas unidades do Descomplica SP das regiões Norte, Oeste, Sul e Centro, onde também haverá atendimento no SMART Sampa.
Na Zona Norte as atividades serão executadas no Descomplica Freguesia do Ó/Brasilândia, onde duas unidades móveis do CadÚnico reforçarão o atendimento no local, como forma de ampliar e agilizar o suporte à população.
O público será recebido nos equipamentos localizados nos bairros da Lapa, Butantã e Pinheiros, na Zona Oeste; e na Vila Mariana, na região Sul. No Centro, os atendimentos acontecerão no Descomplica Sé e no SMART Sampa.
O mutirão do CadÚnico foi idealizado para retirar as pendências de cadastramento e recadastramento de usuário. É sempre realizado aos domingos para a população aproveitar a viagem gratuita nos ônibus municipais, com o Domingão Tarifa Zero.
A atualização da inscrição é necessária a cada dois anos. É importante ressaltar que, se a pessoa já fez esse processo em 2023 ou em 2024, não há necessidade de buscar atendimento, pois o cadastro está vigente.
Nas cinco edições anteriores, promovidas em 23 e 30 de junho na Zona Sul; 21 e 28 de julho na região Leste e em 25 de agosto na Zona Norte, foram feitos 24 mil atendimentos que geraram mais de 13 mil atualizações e cadastros, além de 9 mil agendamentos para atualização em datas seguintes. Em 2024, a Prefeitura tem feito, em média, 3 mil atendimentos relacionados ao CadÚnico por dia, totalizando mais de 500 mil este ano.
Sobre o CadÚnico
O CadÚnico é o principal instrumento para identificação, inclusão e acesso de grupos socioeconomicamente vulneráveis em programas e benefícios assistenciais, voltado ao registro, identificação e suporte de famílias e pessoas de baixa renda. Apesar de ser uma ferramenta do Governo Federal, é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.
A ação é coordenada pelas secretarias municipais de Governo, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e pela Agência São Paulo de Desenvolvimento – Adesampa, além das pastas Inovação e Tecnologia, Trabalho, Comunicação, Segurança Urbana e Subprefeituras. O mutirão também conta com o apoio da Controladoria Geral do Município e da São Paulo Turismo (SPTuris).
Inscrições
Qualquer pessoa ou família pode se inscrever no CadÚnico para acessar programas sociais. No entanto, se enquadram no direito aos benefícios de transferência de renda somente as famílias e pessoas com renda mensal de até meio salário-mínimo por membro familiar, ou renda per capita inferior a este valor.
Para fazer o cadastro ou atualização é preciso apresentar os documentos de todas as pessoas da família como RG, CPF e comprovante de residência. Declaração de matrículas escolares de crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.
Benefícios
Por meio do cadastro no CadÚnico as famílias em vulnerabilidade encontram apoio para manter os filhos matriculados na escola, têm acesso à tarifa social de energia elétrica e água e à isenção de taxas em concursos públicos, além de prioridade em programas habitacionais. Os inscritos têm direito também à Carteira da Pessoa Idosa e ao ID Jovem. Com ambas têm gratuidade e descontos em serviços públicos como transportes, eventos artístico-culturais e esportivos.
O atendimento do CadÚnico é realizado nas unidades do CRAS, do DescomplicaSP e na Vans móveis do CadÚnico que vão até pontos estratégicos da cidade, para ampliação do acesso ao cadastro, em áreas com maior índice de pessoas em situação de vulnerabilidade ou desatualização do programa. O agendamento pode ser realizado pela Central 156 ou nos sites Agenda CadÚnico ou Descomplica SP
Serviço – Mutirão do CadÚnico
Domingo – 22 de setembro – das 8h às 17h
Zona Sul
- Descomplica SP Vila Mariana – Rua José de Magalhães, 500 – Vila Clementino (próximo à estação AACD Servidor da Linha 5 – Lilás – do metrô)
Zona Norte
- Descomplica SP Freguesia do Ó/Brasilândia – Avenida João Marcelino Branco, 95 – Vila dos Andrades
Zona Oeste
- Descomplica SP Butantã – Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201 – Jardim Peri Peri
- Descomplica SP Lapa – Rua Guaicurus, 1.000 – Água Branca
- Descomplica SP Pinheiros – Avenida Doutora Ruth Cardoso, 7.123 – Pinheiros
Centro
- Descomplica SP Sé – Rua Álvares Penteado, 49 – Centro Histórico
- Descomplica SP 24h SMART Sampa – Rua Quinze de Novembro, 268 – Centro Histórico