Jornal São Paulo Zona Sul

Vila Mariana tem centro de memória do Corpo de Bombeiros

Poucos sabem, mas 2 de julho foi comemorado o Dia do Bombeiro. A escolha da data foi em homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856 no Rio de Janeiro. E julho é mês de férias escolares. Que tal aproveitar para ensinar à garotada um pouco mais sobre o trabalho desses profissionais e ainda fazer um passeio gratuito na Vila Mariana?

Há tempos, o trabalho feito pelos bombeiros aguça a curiosidade das crianças. O caminhão, o uniforme e a atuação desses profissionais os transformam em verdadeiros super-heróis no imaginário infantil e não é incomum que os pequenos digam que querem ser bombeiros quando crescerem.

Com a proposta de mostrar como é feito esse trabalho e preservar a história da corporação, o Corpo de Bombeiros de São Paulo mantém o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros, localizado num casarão antigo na Vila Mariana, que não deixa de ser um universo mágico quando recebe os curiosos olhares dos jovens visitantes e, por que não, dos adultos?

“Quando eles chegam aqui, não têm noção de como é nosso trabalho”, conta o cabo Paulo Borcatto Junior, um dos guias responsáveis pela visita ao Centro de Memória. “O olhar é de admiração”, completa. Dividido em salas temáticas, o Centro apresenta os mais importantes trabalhos realizados pelos profissionais, como os incêndios dos edifícios Andraus, Joelma e Grande Avenida, por exemplo.

Palestras

Os visitantes ainda podem ver diversos uniformes de outros estados, e capacetes de outros corpos de bombeiros, como o de Nova York. Fora isso, o Centro também reforça a necessidade da prevenção com palestras e vídeos. “É um trabalho extremamente gratificante”, conta Borcatto.

“É importante visitar espaços assim com as crianças”, avalia a professora de educação infantil, Tatiana Aparecida da Silva. “É possível mostrar o conhecimento de forma descontraída. Isso agrega conhecimento de mundo”.

Visitas

Para vivenciar a trajetória dos bombeiros é simples. O primeiro passo para quem for em grupo é o envio de um e-mail para ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br. Em seguida, o solicitante receberá o passo a passo para dar continuidade a reserva.

É preciso ter um grupo de mínimo 10 e no máximo 30 pessoas.

Quem se interessa por matar a curiosidade levando os filhos ou grupos menores pode fazer o agendamento direto pelo telefone (11) 3396-2596. Lembrando que é necessário ligar antes, pois se trata de um quartel e poderá ter alterações de dias e horários de atendimento.

Centro de Memória

O local foi inaugurado em 10 de março de 2005, com o intuito de preservar a história do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, fundado em 10 de março de 1880. Bom passeio!

O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros fica na Rua Domingos de Morais, 2.329, próximo à Estação Santa Cruz, do Metrô.

Comentar

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!