Siga-nos

História

Vila Mariana tem Centro de Memória do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Dia 2 de julho é celebrado o Bombeiro Brasileiro. O que muita gente não sabe é que na Vila Mariana há um Centro da Memória do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que resgata sua história desde que foi fundado, em março de 1880. Agora, por conta da pandemia, o espaço está fechado, mas as atividades educativas desenvolvidas pelo grupamento continuam! O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros foi implantado em um antigo e bonito casarão da Vila Mariana, que chama muito a atenção de quem passa pela Rua  Domingos de Morais.

Quando aberto, pode ser visitado por pessoas de todas as idades, gratuitamente. Reúne objetos, fotos, documentos que permitem uma viagem no tempo. Um bom exemplo é descobrir que os bombeiros já atuaram no Estado com uma viatura movida à tração animal, usaram um escafandro para mergulho em profundidade, ou mesmo um submersível utilizado em operações subaquáticas.

Também estão presentes detalhes documentais de operações históricas para o Corpo de Bombeiros, como as realizadas nos famosos incêndios nos edifícios Andraus (em 1972) e Joelma (em 1974).

Outro atrativo que costuma cativar os espectadores é a sala de ferramentas, que reúne itens desconhecidos para a grande maioria do público, como o alargador hidráulico, utilizado na retirada de pessoas de ferragens automotivas.

As salas temáticas, aliás, imperam. Além de ferramentas, vídeos, livros e demais produções impressas são outros itens do acervo que receberam suas respectivas seções exclusivas.

Ainda não há previsão de quando o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros será reaberto e quando visitas voltarão a ser agendadas, mas é possível pedir informações e encontros educativos pelo email ccbcentrodememoria@policiamilitar.sp.gov.br.

Outras informações também pelo telefone (11) 3396-2596. Fica na Rua Domingos de Morais, 2329, Vila Mariana, próximo à Estação Santa Cruz do Metrô.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Maria Luisa Z. Gagliardi

    22 de outubro de 2021 at 12:54

    achei muito interessante e gostaria de levar meus sobrinhos netos.
    Podem informar se o museu será reaberto?
    Obrigada
    Maria Luisa

  2. ANDRE ITALO MAURO

    5 de maio de 2023 at 21:42

    Dentro das curiosidades do espaço o que mais estranho é a falta de informação de quem projetou o casarão, temos o ano,1927, a onde está localizado, Vila Mariana, para quem foi projetado, moradia para família Caruso, por um engenheiro italiano, mas, qual o nome deste engenheiro?

    Esse Engenheiro deveria ser reconhecido, qual o nome deste engenheiro??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados