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Trânsito

Vias permanecerão com velocidade a 50km/h

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Desde que o prefeito João Doria tomou posse, a prometida mudança no limite de velocidade nas marginais dominou o noticiário. É mais seguro manter o limite anterior? Os diferentes limites vão dificultar a vida do motorista e gerar mais multas do que já vinham sendo aplicadas? O congestionamento vai aumentar, por conta de um eventual número maior de acidentes ou do fluxo do trânsito como um todo?
O aumento da velocidade foi autorizado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou uma operação especial para garantir atendimento rápido em casos de acidentes na via – a Marginal Segura. Mas, a queixa de grande parte dos leitores da região era relacionada à quantidade de multas cotidianas, especialmente após o aumento de radares.
Avenida Paulista, Ruas Vergueiro e Domingos de Moraes, Avenidas Jabaquara, Cursino, Indianópolis, Abraão de Moraes, Ricardo Jafet sã algumas das vias arteriais que tiveram a velocidade máxima reduzida – de 70km/h ou 60km/h para os atuais 50km/h.
Além de flagrar motoristas trafegando com velocidade superior a 50km/h nessas vias, os radares ainda registram outras infrações como desobediência ao rodízio de veículos e falta de licenciamento.
Outro grande número de multas foi aplicado em motoristas que trafegam em faixas de ônibus em trechos ou horários de circulação exclusiva dos coletivos. Mas, embora tenha criticado duramente o que chamou de indústria de multas e o crescimento das autuações registradas, o prefeito João Dória, por enquanto, alterou somente o limite de velocidade para 90km/h e, ainda assim, apenas na faixa mais rápida das marginais.
Nas pistas expressas, a velocidade limite agora voltou a ser de 90km/h em vez dos 70km/h. Na pista central (Marginal Tietê), foi elevada de 60km/h para 70km/h. Nas pistas locais, foi elevada de 50km/h para 60km/h, mas nas faixas da direita, ao lado das calçadas e nos corredores de ônibus foi mantida a 50 km/h.
Procurada pelo jornal SP Zona Sul, a CET confirmou que o Programa Marginal Segura, que teve início no dia 25 de janeiro, prevê apenas a alteração dos limites de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. “A segurança nas vias foi reforçada com ações de fiscalização, de sinalização preventiva e educativa, além de melhorias na orientação dos motoristas, motociclistas e pedestres”.
Informou ainda que, nas demais vias da cidade não haverá alteração de velocidades.
Por fim, a Companhia diz que a fiscalização não foi nem será alterada e nem haverá redução de radares espalhados pelos bairros. “A fiscalização continua sendo realizada normalmente em toda a cidade, visando coibir abusos e garantir a segurança dos usuários”.
Vale ainda lembrar que estão sendo desenvolvidas operações como a Cidade Segura que está apertando o cerco contra motoristas que bebem após dirigir, com ampliação das blitze.
O prefeito João Dória também renovou o acordo com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. Os projetos têm o objetivo de ajudar as cidades parceiras a desenvolverem e implementarem campanhas de massa de mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro e em conformidade com as regulamentações vigentes; melhorar a fiscalização; promover o desenho urbano para tornar as ruas mais seguras; melhorar a coleta de dados e o monitoramento dos usuários; e aumentar a sinergia entre todos os atores envolvidos para reduzir os acidentes.

CET informou que não pretende modificar limite em vias arteriais como a Rua Sena Madureira, nem reduzir fiscalização ou radares

CET informou que não pretende modificar limite em vias arteriais como a Rua Sena Madureira, nem reduzir fiscalização ou radares

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