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Trânsito

Velocidade será reduzida no Planalto Paulista?

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Conselho Participativo propõe “traffic calming” no bairro, com ruas onde a velocidade será limitada a 30km/h. ideia é de 2010, mas nunca foi implantada

A discussão não é nova, nem simples. Desde 2010, há projetos para implantar medidas que, na prática, devem reduzir o fluxo de automóveis em vias internas do Planalto Paulista, bairro estritamente residencial do distrito Saúde.
O programa, que já levou o nome de Comunidade Protegida, tem inspiração em ações similares já implantadas em outros países desenvolvidos e denominadas internacionamente como “traffic calming”. Em síntese, consiste em medidas para impedir que carros trafeguem em alta velocidade pelo bairro. São mãos de ruas conflitantes, sinalização de solo e horizontal completas, rotatórias e, principalmente, limitadores de velocidade, com máxima permitida em 30km/h e radares para inibir os infratores.
A medida é polêmica não só porque muitas vezes os próprios moradores do bairro reclamam de trafegar lentamente. Mas, já houve até questionamentos na Justiça por conta de entendimentos, por parte do Ministério Público, que a medida limita o livre trânsito, impedindo que moradores de outras regiões circulem livremente por ali. Os defensores da proposta, entretanto, garantem que o objetivo não é cercear a liberdade individual nem impedir pessoas de circularem pelo bairro, mas apenas de garantir que esse tráfego ocorra de forma lenta.
O fato é que, apesar de a Companhia de Engenharia de Tráfego ter anunciado há seis anos que o Planalto Paulista seria um dos próximos bairros a receber o programa, ele acabou não sendo efetivado no Planalto Paulista.
Agora, a ideia está sendo novamente levantada dentro dos debates sobre o Plano Diretor Regional, com proposta de traffic calming apresentada e debatida pelo Conselho Participativo da Subprefeitura, que reúne membros da sociedade civil. Eles buscam, atualmente, participação dos moradores do bairro para apresentar sugestões de rua onde deveria ser limitada a velocidade a 30 km/h e outras ideias para garantir a segurança no trânsito local. No ano passado, a Indianópolis foi uma das avenidas que passou a ter o limite de velocidade alterado na cidade, com teto em 50km/h, e novos radares foram implantados para fiscalizar os excessos.
Os Planos Regionais são complementares ao Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014. Vai discutir detalhes no âmbito de cada uma das subprefeituras da cidade. Podem, por exemplo, indicar áreas com maior demanda por creches ou postos de saúde, ciclovias, propor intrevenções em espaços públicos, etc.
No caso do Planalto Paulista, há também discussões relacionadas à poluição sonora provocada por Congonhas, intenção de limitar ou impedir o tráfego de caminhões pelo bairro, implantação de ciclovia e melhoria da área de feira livre na Avenida José Maria Whitaker, formação de “calçadas verdes”, entre outras propostas.

Av. Irerê no Planalto Paulista/SP

Av. Irerê no Planalto Paulista/SP

 

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