Siga-nos

Sem categoria

Vai visitar o Zoo no inverno? Saiba como aproveitar!

Publicado

em

A semana foi de recorde de frio em São Paulo. Os moradores da capital tiraram dos armários seus mais pesados casacos e acessórios esquecidos como cachecóis e luvas para enfrentar o frio que chegou a 3ºC ou 4ºC nas madrugadas na região. Mas, na região do parque do Estado, onde fica o Zoológico, o frio chegou a cravar em 0ºC! Como essas temperaturas foram enfrentadas pelos animais?
De acordo com a equipe do Zoo, há mais de 3.000 animais de diversas regiões do mundo. Alguns preferem os dias mais quentes, enquanto outros se sentem bem a vontade com este frio todo, como o tigre-siberiano, animal que possui densa camada de pelos e suporta facilmente temperaturas abaixo de 10ºC.
Porém, alguns mamíferos, as aves e os répteis em geral, precisam receber uma atenção especial nesta época do ano por serem mais sensíveis a queda de temperatura, podendo inclusive desenvolver problemas respiratórios graves.
O Zoo explica que há uma ligeira alteração na rotina desses animais, como por exemplo, as girafas e alguns primatas, que somente poderão ser vistos pelos visitantes do parque um pouquinho mais tarde, por volta das 10h, horário em que a temperatura aumenta, gerando um maior conforto térmico para eles.
Para agüentar o frio, alguns animais recebem uma camada extra de feno em seus abrigos que serve para aquecer o ambiente, uma tática que tem sido aplicada há muito tempo pelo Zoo, além dos tradicionais cobertores e aquecedores de ar, que mantêm uma temperatura agradável e estável no local e espanta o friozinho, principalmente à noite.
Os jacarés costumam ficar bem escondidinhos, quase não se movimentam no recinto, comportamento natural para poupar energia e mais observado nesta época do ano. Já no grupo das aves, os viveiros mais expostos recebem cortinas de plástico para isolar um pouco o vento.
A alimentação de algumas espécies também muda, com o fornecimento de uma quantidade maior de alimento e de itens mais calóricos. Estes são alguns dos cuidados do Zoo de São Paulo no trato diário com os animais nesta época do ano!
E, por fim, a equipe da uma importante dica para quem pretende visitar o Zoo neste inverno, especialmente nas férias de julho: planeje seu passeio para os períodos mais quentes da manhã e da tarde, pois, assim como nós, os animais irão procurar se expor ao sol para se aquecer e será mais fácil visualizá-los nestes momentos.
O Zoo fica na Av. Miguel Estefano, 4241 – Água Funda. Site: www.zoologico.com.br

Foto 4

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados