Siga-nos

Saúde

Unifesp vai avaliar memória gratuitamente

Publicado

em

Mutirão da memória acontece em 3 de outubro, das 9h às 15h, na Vila Clementino, e atenderá gratuitamente os 200 primeiros a chegarem

Como está sua memória? Sente que está se esquecendo mais durante a rotina cotidiana? Que tal particpar de um teste gratuito promovido pelo Núcleo de Envelhecimentro Cerebral (Nudec) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)? Um evento com esta finalidade será promovido no próximo dia 3 de outubro, das 9h às 15h, na Vila Clementino.
O Nudec desenvolve pesquisas sobre envelhecimento ativo e saudável e após o mutirão do dia 3, profissionais entrarão em contato com os participantes que forem diagnosticados com problemas de memória. Posteriormente, será feita uma avaliação congitiva completa com cada um deles.
Cerca de 15 médicos vão fazer as avaliações em aproximadamente 200 pessoas acima de 50 anos, de acorcom a ordem de chegada. Serão adotados padrões internacionais de avaliação da memória.
De acordo com o Nudec, o objetivo do mutirão é identificar a perda precoce significativa de memória e de outras funções cognitivas – como, por exemplo, atenção, linguagem e raciocínio – sem haver o comprometimento das atividades cotidianas da pessoa. Estas alterações podem indicar Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) que pode levar à Doença de Alzheimer (DA) e outras demências.
Durante a ação coordenada pelo Dr. Paulo Bertolucci, professor de neurologia da UNIFESP, os profissionais alertarão os participantes sobre a importância de procurar um médico assim que perceberem lapsos de memória mais frequentes.
O problema
Muitas pessoas acham normal a perda de memória no decorrer da vida, especialmente para os que já passaram da meia-idade. Então, por ser considerado algo comum muita gente não vai ao médico investigar o que está acontecendo.
Entretanto, a perda de memória não faz parte do processo natural de envelhecimento e em alguns casos pode ser sinal de algo mais sério, como a DA, por exemplo. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da Doença de Alzheimer e iniciado o tratamento, melhores serão os resultados. Os sintomas não deixarão de existir, mas é possível estabilizá-los”, alerta Bertolucci.
O Mutirão da Memória será promovido no estacionamento da Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP, com entrada pela Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino. Destinado a adultos acima de 50 anos, é gratuito e acontece das 9h às 15h, com limite de atendimento a cerca de 200 pessoas, por ordem de chegada.
O Nudec Necessitando enfrentar uma crescente demanda nos ambulatórios responsáveis pelo atendimento das demências devido à elevada estimativa de pacientes com DA na cidade de São Paulo, em 2002 os serviços de neurologia, geriatria e psiquiatria da UNIFESP iniciaram o desenvolvimento de um extenso projeto de avaliação desses pacientes, assim surgiu o Núcleo de Envelhecimento Cerebral (NUDEC). Em março de 2003 começaram os atendimentos aos pacientes,a realização de pesquisa clínica de novos procedimentos, diagnósticos e novas terapias farmacológicas, em conjunção com os principais centros de pesquisa mundiais nesta área e foi criado o Instituto da Memória em 2008.

 

Pessoas acham normal a perda de memória ao longo da vida, especialmente os que passaram da meia idade

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados