Siga-nos

Saúde

Unifesp recebe especialista em memória humana

Publicado

em

No dia 24 de setembro (quarta-feira), às 13h, o professor e pesquisador Robert H. Logie, do Departamento de Psicologia e do Centro de Envelhecimento Cognitivo e Epidemiologia Cognitiva da Universidade de Edimburgo (Reino Unido), ministrará palestra sobre a memória humana na Unifesp.
No encontro, serão discutidas três abordagens que se propõem a caracterizar as funções cognitivas relacionadas à retenção temporária de informações visuais e espaciais e será demonstrado que todas elas podem ser integradas no conceito de memória operacional, um modelo que engloba vários processos cognitivos distintos.
A abordagem do pesquisador é teórica e aplicada, além de ser focada na memória operacional de adultos saudáveis, durante o declínio cognitivo no envelhecimento saudável e em doenças neurodegenerativas.
Atualmente, Robert H. Logie é presidente eleito da Psychonomic Society e membro de júris de avaliação de pesquisa do Conselho Europeu de Investigação, da Agência de Financiamento da Ciência Nacional Suíça e da Agência Croata para a Ciência e Educação. Ele é também membro da Sociedade Britânica de Psicologia, da Royal Society of Arts e da Royal Society of Edinburgh.
A visita do pesquisador tem o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e é uma iniciativa dos professores da Unifesp Sabine Pompeia e Orlando F. A. Bueno, ambos do Departamento de Psicobiologia.
Serviço:
Conferência Magna – Prof. Robert H. Logie – “Visual working memory, visual short-term memory and the episodic buffer: Same or different?”
Data: 24 de setembro de 2014; Horário: 13h às 14h. Local: Anfiteatro Boris Casoy (Unifesp) End.: Rua Botucatu, 821 – 1º andar. Evento Gratuito (em inglês). Não é necessário fazer inscrição.
O professor estará disponível para questionamentos das 14h às 15h.

 

Umapaz sugere música para higiene sonora no lar

Na Umapaz, a palestra “Higiene Sonora – Aplicando técnicas musicoterapêuticas para promover a higienização sonora no lar” vai abordar a questão da poluição sonora provocada pelos ruídos que causam desajustes em nossa saúde. Também pretende ensinar como removê-los adicionando sonoridades que promovam bem-estar e equilíbrio físico e emocional.
A musicoterapia é o campo da ciência que estuda a relação som x indivíduo, trazendo benefícios emocionais, psíquicos, físico e comportamental.
A facilitação é da musicóloga Maria Isabel da Penha Sinegaglia Hori, que atua na área Pedagógica Musical desde 1976, como professora de instrumentação musical.
Será no dia 22, segunda, das 14h às 17h. A Umapaz fica no Parque do Ibirapuera, portão 7, na Avenida IV Centenário, 1268. É preciso preencher ficha de inscrição disponível em http://migre.me/lJ7aD.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados