Siga-nos

Saúde

Unifesp quer estudar quem dorme menos do que precisa

Publicado

em

Voluntários vão participar de estudos na Vila Clementino

Você consegue dormir o quanto seu corpo pede? A Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, pode contribuir para a melhoria de qualidade de vida de quem sofre com restrição crônica de sono. Para tanto, o Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE/Unifesp) está recrutando voluntários para identificar as consequências deste problema.

A sociedade moderna tem levado as pessoas a mudarem seus hábitos de vida, dentre eles a quantidade de tempo dedicado ao sono, porém é preciso considerar que diferentes pessoas necessitam dormir mais ou menos tempo para bem desempenhar suas atividades. O débito crônico de sono pode causar transtornos como dificuldade de memória e concentração, irritação, cansaço e diminuição do rendimento no trabalho.

Estão disponíveis 30 vagas para homens com idade entre 25 e 35 anos, com escolaridade mínima de oito anos, com boa saúde, não dependentes de álcool e drogas, não obesos e que não trabalhem a noite ou em turno. Os voluntários serão divididos em três grupos. Haverá um grupo de voluntários que dormem até seis horas por noite, com 10 pessoas, outro grupo que dorme entre 7h e 8h, também com 10 integrantes, e uma útima turma que dorme mais de nove horas por noite, novamente com 10 integrantes.

Os indivíduos selecionados precisam ter disponibilidade de comparecer ao CEPE para a realização dos procedimentos da pesquisa nos dias previamente agendados, alem de dormir no laboratório por 9 noites, para a realização de polissonografias, sendo 7 delas em dias seguidos. Ao acordar, os voluntários passarão por novas avaliações.

Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora Sandra Queiroz, pelo telefone (11) 5572-0177 ou pelo e-mail sqsandra@cepebr.org, colocando no assunto a palavra “VOLUNTÁRIO”. Serão reembolsadas duas passagens de transporte público por dia de atividade e, ao término da pesquisa, os participantes receberão uma cópia dos exames realizados e terão direito de freqüentar a academia do CEPE três vezes por semana, em horário comercial, durante três meses.

Os testes podem ocorrer em três endereços: Rua Marselhesa, nº 500, Rua Napoleão de Barros, nº 925 e Rua Francisco de Castro, nº 93, todos na Vila Clementino, próximos à Estação Santa Cruz do Metrô.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados