Siga-nos

Saúde

Unifesp assume centro psiquiátrico na Vila Mariana

Publicado

em

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), assumiu a gestão acadêmico-assistencial do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM). Fruto de um convênio tripartite entre as duas instituições com a Secretaria Estadual de Saúde – SES, o local abrigará as atividades relacionadas à saúde mental na Universidade, com atuação do seu quadro de pessoal, docentes, servidores e colaboradores.

O CAISM esteve sob administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo até 28 de fevereiro de 2018. Ao assumir a gestão das ações e serviços de natureza acadêmico assistencial no local, a Unifesp e a SPDM se comprometem com a assistência à saúde no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), zelando pela qualidade das ações e serviços oferecidos à população, tendo como desafio de longo prazo a constituição de um Centro de Excelência em Saúde Mental, com assistência de qualidade, integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Ministério da Saúde, assim como o desenvolvimento de pesquisa a partir dos projetos convergentes da Universidade. Os usuários são encaminhados por meio de marcação prévia da consulta, utilizando-se a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (sistema CROSS).

O CAISM Unifesp está localizado no bairro da Vila Mariana, próximo ao Campus São Paulo da Unifesp e ao Metrô Vila Mariana. O local estará apto para atender casos de saúde mental em todos os níveis de complexidade, dentro de suas cinco disciplinas – Psiquiatria Clínica, Psicoterapia e Psicologia Médica, Psiquiatria Infantil e Desenvolvimento, Álcool e Drogas e Políticas Públicas e Neurociências Clínica. Após o período de transição da Santa Casa para a Unifesp, iniciado em 01/03/2018, o CAISM Unifesp passará a desenvolver um espaço integrado de ações junto aos outros departamentos e disciplinas da Escola Paulista de Medicina (EPM) e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), em articulação com os projetos e pesquisas dos Campi Unifesp que tenham interseção com a saúde mental.

O CAISM está localizado na Vila Mariana, a pouco mais de um quilômetro do Campus São Paulo, próximo ao Hospital Universitário da Unifesp (HU/HSP e HU-2) em um prédio histórico à Rua Major Maragliano, 241. Telefone:  (11) 3466-2170 (24h).

Da Unifesp

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. Thiago

    12 de março de 2019 at 14:10

    Dr, Felipe Lobo!
    Um amor de pessoa, muito educado, prestativo, que realmente se preocupa com seus pacientes.
    Que Deus abençoe o sr. Dr. Felipe!
    Agora os atendentes da li, por favor, tem que ser mais educados, com os pacientes e com os familiares.

  2. Rodrigosafortes

    4 de agosto de 2019 at 13:42

    Estou passando por crise financeira e não consigo dar sequência com meu terapeuta particular , sofro de transtorno de Ansiedade e toc… sou dentista, profissional que lida diariamente com atendimento ao público … gostaria de dar continuidade do meu tratamento em serviço público se possível, pois só medicação não adianta . Preciso cuidar da minha saúde mental, podendo assume ajudar e ajudar outros tbm.

  3. EVERALDO B. FERREIRA

    3 de outubro de 2019 at 21:07

    assumiram mas não tem vaga para atendimeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados