Siga-nos

Urbanismo

Túnel na Sena Madureira não é prioridade, diz Haddad

Publicado

em

Em dezembro de 2010, o jornal São Paulo Zona Sul publicou reportagem com o título: “Túnel na Sena Madureira gera polêmica e suspeitas”. Na época, apontamos que a obra, que já estava engavetada havia muitos anos na Prefeitura, corria o risco de não sair do papel. Esta semana, o prefeito Fernando Haddad decretou: apesar de o projeto dos túneis já ter tido o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e a licença prévia aprovados, a obra não é prioridade da administração municipal e não está no Programa de Metas. A Prefeitura diz ainda que não foi deixada previsão orçamentária, pela gestão anterior, ou seja, não há recursos previstos para que os túneis que ligariam a rua Sena Madureira à avenida Ricardo Jafet saiam do papel.

A obra voltou às páginas de jornais porque a licença ambiental – daquele mesmo projeto de 2010 que foi acusado de estar desatualizado e prejudicar a Vila Mariana – foi aprovada em audiência no sábado passado, dia 13. Vale ressaltar que em julho de 2010, a obra chegou a ser licitada e a vencedora foi a empresa Queiroz Galvão, com um custo aproximado de meio bilhão de reais – ou 48% a mais do que havia sido previsto em 2008.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou, então, reportagem, dizendo que a obra seria considerada prioritária pela atual gestão porque facilitaria a ligação com a Avenida Ricardo Jafet. Com o anúncio, poucos dias antes, da suspensão das obras de túneis da Operação Urbana Água Espraiada, o túnel da Sena Madureira seria uma alternativa para facilitar o acesso dos paulistanos à Rodovia dos Imigrantes e ao litoral sul.

Entrentanto, no dia seguinte à publicação da matéria, a Prefeitura soltou nota desmentindo a prioridade. Em 2010, o então vereador Antonio Donato, que é atualmente secretário de Governo, havia se posicionado contra o projeto  “Quanto mais esclarecimentos se dá, mais a obra parece obscura, faltam tantos recursos em tantas áreas e de repente aparecem obras que não se explicam”, disse. Ele conta que os moradores da região do Klabin contrataram arquitetos que descobriram que, diferente do que diz a Prefeitura, o desemboque do túnel ocorreria onde há um prédio de alto padrão com 48 apartamentos avaliados em R$ 1 milhão.

Obra passaria junto à linha de transmissão do bairro

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados