Siga-nos

Trânsito

Túnel na Sena Madureira gera suspeitas e discórdia

Publicado

em

Mais duas obras estão sob questionamento e correm o risco de não sair do papel na região. Depois da paralisação da extensão da Avenida Jornalista Roberto Marinho, por mudanças na Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, e do impedimento de início das obras da Linha 5 do metrô na Vila Clementino, agora estão sendo questionados o túnel que seria construído sob a Rua Sena Madureira e a Linha Ouro do Metrô, que seguiria em monotrilho suspenso por pilares entre a estação Jabaquara e o Morumbi (sobre esta obra, leia mais na próxima edição).

Na próxima quarta-feira, dia 15, acontece uma nova audiência pública para debater o projeto da Rua Sena Madureira. Pela proposta, que está engavetada há anos na Prefeitura, um túnel seria construído sob a Rua Domingos de Moraes, passando apenas um metro acima do túnel da linha azul do metrô, para eliminar o nó no tráfego daquele cruzamento. O desemboque seria na rua Emboaçu e o objetivo da mega obra seria facilitar o acesso ao corredor Ricardo Jafet-Abraão de Moraes-Rodovia dos Imigrantes.

Uma primeira audiência foi promovida no final de outubro, como divulgado com exclusividade pelo jornal S.Paulo Zona Sul. Mas, a comunidade não gostou nada da ideia. As principais críticas davam conta de que o projeto da Prefeitura, em debate agora, estava com mapas completamente desatualizados. Aponta, por exemplo, que não seriam necessárias desapropriações, já que há uma imensa área por onde passam torres da eletropaulo que seriam suficientes para andamento das obras. No entanto, os moradores mostraram que há um condomínio construído na região que, pelos mapas apresentadores, estaria desocupada.

Quem acabou entrando na história foi a procuradoria de habitação do Ministério Público, questionando a necessidade da obra e apontando que a audiência pública estaria sendo realizada apenas artificialmente, como forma de aprovar a obra, já que os estudos de impacto ambiental e relatório apresentados estão completamente defasados.

E mais: o vereador oposicionista Antonio Donato, do PT, que tem questionado outras obras propostas pela prefeitura e também o excesso de estudos encomendados pelo poder público municipal também acabou se interessando pelo problema. Ele tem investigado o fato de a Prefeitura contratar cerca de 70 estudos de obras que nunca saíram do papel ou sem qualquer previsão de realização.

Donato promoveu em novembro um encontro, na Câmara Municipal, com o superintendente de projeto viários da SIURB, Luiz Augusto Miguel Brunhera. “Quanto mais esclarecimentos se dá, mais a obra parece obscura, faltam tantos recursos em tantas áreas e de repente aparecem obras que não se explicam”, comentou o vereador petista sobre a obra. Ele conta que os moradores da região do Klabin contrataram arquitetos que descobriram que, diferente do que diz a Prefeitura, o desemboque do túnel ocorreria onde há um prédio de alto padrão com 48 apartamentos avaliados em R$ 1 milhão.

O CADES (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) da Secretaria do Verde sugeriu uma série de modificações ao projeto, que devem ser apresentadas na audiência da próxima semana (dia 15, 18h no Auditório do Instituto de Engelnharia, Av Dante Pazzanesi, 120, V Mariana).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados